Home / Cotidiano

COTIDIANO

Jogos Olímpicos Rio 2016 abre primeiro centro para seleção de voluntários

Os voluntários do Rio de Janeiro, que se inscreveram para trabalhar nas Olimpíadas 2016, vão frequentar o centro de formação inaugurado hoje (25) na Universidade Estácio de Sá, na Barra da Tijuca. Cerca de 240 mil pessoas se inscreveram em todo o país, mas depois das diferentes etapas de seleção ficarão só 70 mil, que serão conhecidos em novembro.

A maioria dos voluntários já foi aprovada em teste de língua estrangeira, e agora estamos testando outras habilidades, disse a gerente-geral de Voluntariado do Comitê Rio 2016, Flávia Fontes. Segundo ela, há uma dinâmica de grupo, na qual são observados pontos como trabalho em equipe, comprometimento e liderança, para avaliar o candidato, que recebe uma pontuação no final.

Flávia acrescentou que o centro de treinamento do Rio será replicado em São Paulo e Belo Horizonte. Nas demais capitais, as seleções, que também são feitas por profissionais voluntários de recursos humanos e de administração, serão em unidades da Universidade Estácio de Sá.

A prioridade, segundo Flávia Fontes, é o recrutamento de brasileiros. Só depois serão escolhidos estrangeiros, por meio de testes online. A previsão é que em torno de 10% dos 70 mil voluntários deem assessoramento direto aos cerca de 10,5 mil atletas que vão participar de mais de 300 competições.

Atletas também incentivam a participação dos voluntários e destacam a importância deles para os esportistas. O nadador paralímpico Marcelo Cardoso, de 22 anos, ressalta, por exemplo, que “o voluntário é nosso segundo pai, durante as provas. O técnico fica de fora, nos observando e esperando nossos resultados. O voluntário, não, fica próximo, com nossos equipamentos, roupas, uniforme, desejando força e vibrações positivas. É uma ligação muito maneira”.

As inscrições para voluntários nas Olimpíadas já se encerraram, mas os interessados ainda podem colocar o nome em uma lista de espera, no site www.rio2016.com.br.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias