Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Vacinas da Pfizer vendidas no México e na Polônia são falsas

Doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 foram apreendidas no México e na Polônia, na última quarta-feira, 21. O imunizante estava sendo comercializado nos dois países, mas segundo um comunicado do laboratório americano, as vacinas são falsas e eram vendas por até US$ 1.000.

No comunicado a Pfizer informou não apenas que os medicamentos contra a Covid-19 apreendidos são falsos, mas que também trabalha com governos e profissionais da saúde para evitar o combate ilegal.

A secretaria de Saúde de Nueva León, no México, informou que ao menos 80 pessoas foram vacinadas com vacina falsa. Segundo as informações divulgadas pelo governo mexicano, as vacinas falsas foram apreendidas no dia 17 de fevereiro deste ano em uma clínica clandestina e várias pessoas foram presas. O Ministério Público investiga o caso deste então.

De acordo com as informações divulgadas, medicamento falso estava em uma geladeira de cerveja e tinha números de lotes e a data de vencimento.

Vacinas falsas da Pfizer encontradas na Polônia tinham líquido cosmético nos frascos

Na Polônia também foram encontradas vacinas falsas da Pfizer, e o líquido dentro dos frascos, era de cosmético, inclusive com a possibilidade de ser de um creme anti-rugas segundo o laboratório.

Vale lembrar que na data de ontem, 21, o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa fez um alerta sobre ofertas de vacinas falsas contra covid-19 em países como Argentina, Brasil e México e de quebra denunciando um problema para que as autoridades de saúde e policiais fiquem atentas.

O presidente da Opas confirmou ainda que recebeu informações sobre à venda dos medicamentos falsos, nos países citados, e que a maioria delas é feita por meio das redes sociais.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias