Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Covid-19: estudo mostra que leite materno produzido por mães vacinadas tem anticorpos contra a doença

De acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira (12) na revista científica americana "The Journal of the American Medical Association (JAMA)", foram identificados dois anticorpos específicos contra o novo coronavírus (IgA e o IgG), no leite materno produzido por mulheres que receberam a vacina

Segundo os pesquisadores o leite materno pode ser uma fonte de anticorpos contra a Covid-19 para os recém-nascidos, mas essa conclusão depende de novos estudos específicos. Ainda não é possível concluir que bebês que tomem do leite materno com anticorpos fiquem, de fato, protegidos contra o novo coronavírus.

“Os anticorpos encontrados no leite materno dessas mulheres mostraram fortes efeitos neutralizantes, sugerindo um potencial efeito protetor contra infecção em bebês”, afirmam os cientistas no artigo sobre a pesquisa.

Para chegar aos resultados que confirmaram a presença dos anticorpos no leite, foram acompanhadas pelos pesquisadores, um grupo de 84 mulheres em Israel entre 23 de dezembro de 2020 e 15 de janeiro deste ano.

As participantes receberam as duas doses do imunizantes fabricado pela Pfizer-Biontech com o intervalo de 21 dias entre as doses. Após a aplicação das vacinas, o leite materno foi coletado semanalmente durante um período de seis semanas.

Nas amostras colhidas na primeira semana, 61,8% apresentaram anticorpos IgA contra a Covid-19. Percentual que subiu para 86,1% na segunda semana.

No caso do anticorpo IgG, os níveis das células de defesa contra a doença aumentaram após a segunda dose do imunizante. E 97% das amostras de leite materno testadas apresentaram o anticorpo. Porém segundo o estudo, isso não garante que os bebês amamentados com esse leite fiquem de fato imunes à doença.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias