Coronavírus

Corpo de vítima da Covid-19 é embalado em saco de lixo e colocado ao lado de pacientes em UTI do DF

Segundo denúncia, corpo embalado em saco preto e fita crepe estava em uma maca ao lado de pessoas internadas

diario da manha

Em denuncia sobre o descaso com o armazenamento de corpos de vítimas da Covid-19, funcionários do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) afirmam que sacolas de lixo foram usadas para enrolar uma vítima da doença e que pacientes ficaram expostos a riscos na unidade de terapia intensiva (UTI). Um vídeo mostra que o corpo embalado em saco preto e fita crepe estava em uma maca ao lado de pessoas internadas.

Segundos os profissionais da unidades de saúde, o corpo estava na maca na noite de segunda-feira (5), no primeiro andar da UTI para pacientes com Covid-19. “Estão embalando óbitos com sacola de lixo por falta de invólucro. Pedi para filmar e denunciar. Desumana essa situação”, disse uma enfermeira em entrevista ao Metrópoles.

De acordo com os protocolos, a forma correta de embalar pacientes que morreram em decorrência da Covid-19 é com uso de um invólucro específico para óbito, borrifado com hipoclorito de sódio. Em caso de má manipulação o profissional que está embalando o corpo pode ser contaminado.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), que é responsável pela administração da unidade, afirmou que o vídeo mostra a UTI do 1º andar do Hospital de Campanha de Santa Maria (HRSM), sob cuidado da empresa ASM, contratada pela SES-DF.

Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) ressaltou que “conta com 254 invólucros para cadáver tamanho infantil e 295 adulto e 523 juvenil em estoque no HRSM. Além disso, todas as medidas para armazenamento de cadáveres são feitas de acordo com os protocolos”.

A Associação Saúde em Movimento (ASM) disse em nota, “que aconteceu um evento pontual, de falha de comunicação da equipe operacional”. No comunicado a ASM ainda esclareceu “que todos os materiais e insumos necessários para prestação de assistência aos pacientes são disponibilizados em todas as Unidades vinculadas à Instituição, bem como para este procedimento” (Confira a nota completa da ASM ao fim desta reportagem).

Nota na íntegra da empresa ASM

“A Instituição chegou à capital federal em Agosto/2020, com o papel de estabelecer seus serviços de gestão em saúde no combate da covid-19. Por conseguinte, a Instituição através de normativas legislacionais condicionadas pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária, possui protocolos assistenciais, entre eles, o de manejo e preparo do corpo pós-morte na UTI-COVID.

A documentação incitada foi baseada nas orientações do Ministério da Saúde, disponível em www.saude.gov.br, e ANVISA na nota técnica 04, de 31/03/2020. Além disso, o documento está disponível internamente nas Unidades administradas pela ASM para toda equipe que se responsabiliza pelo manejo, reforçadas com orientações rotineiras pelas lideranças que pertencem ao fluxograma do processo.

Considerando o tempo de prestação de serviços voltado a essa logística, até o presente momento, jamais houve eventos adversos desta natureza ou que tenham inter-relação com o manejo do corpo pós-morte.

Entendemos que aconteceu um evento pontual, de falha de comunicação da equipe operacional, na qual, esclarecemos que todos os materiais e insumos necessários para prestação de assistência aos pacientes são disponibilizados em todas as Unidades vinculadas à Instituição, bem como para este procedimento. Deixamos claro que, estão sendo tomadas as medidas cabíveis quanto ao episódio, além de prestar todo o apoio psicológico aos nossos colaboradores e as famílias dos pacientes.

A ASM enquanto prestadora de serviços de saúde pública, se compromete com os resultados e entende que temos um papel fundamental na assistência à população, ficando a disposição da sociedade para quaisquer dúvidas e esclarecimentos”.


*Com informações do Metrópoles.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Comentários