Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Ministério da Saúde pede ajuda à China para vacinação

Na última segunda feira (8), o Ministério da Saúde, enviou uma carta ao embaixador da China, pedindo ajuda ao País. Na carta ele citava sobre a falta de doses para a vacinação contra a Covid-19, o que compromete a imunização. Citam também a disponibilidade de 30 milhões de doses a farmacêutica Sinopharm, para fornecer ao Brasil.

Contudo, a Sinopharm, não está entre as doses negociadas ou em sondagem já anunciadas pelo Ministério da Saúde. Em dezembro, a empresa anunciou que o imunizante tem 79,3% de eficácia. A empresa usa de um vírus morto para gerar uma reação imunológica.

Atualmente, o Brasil usa a vacina desenvolvida na China em sua campanha de vacinação. A CoronaVac, da Sinovac foi trazida para o país após um acordo entre o governo de São Paulo, por meio do Instituto Butantan.

Contudo, a carta com o pedido de ajuda foi assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco. Foi enviada ao embaixador Yang Wanming. A carta dividida em cinco pontos fala sobre o impacto da variante P.1, defende a vacinação como principal estratégia e faz o pedido de ajuda para o fornecimento de doses.

"A campanha nacional de imunização, contudo, corre risco de ser interrompida por falta de doses, dada a escassez da oferta internacional. Por conta disso, o Ministério da Saúde vem buscando estabelecer contato com novos fornecedores. Em especial a Sinopharm, cuja vacina é de comprovada eficácia contra a Covid-19" - Élcio Franco, secretário-executivo

Carta ao embaixador da China

"Assunto: Sinopharm - fornecimento de doses da vacina BBIBP-CorV.


Senhor Embaixador,


1. O Brasil enfrenta, hoje, nova variante do coronavírus, conhecida como P1, que se vem mostrando infecciosa e capaz de evoluir em quadro clínico grave com rapidez. O Ministério da Saúde está ciente da importância de conter essa cepa e de impedir que se espalhe pelo mundo, recrudescendo a pandemia.


2. A principal estratégia brasileira para conter a pandemia e, em particular, essa variante P1 é intensificar a vacinação. Até a presente data, já foram vacinadas mais de 9 milhões de pessoas.


3. A campanha nacional de imunização, contudo, corre risco de ser interrompida por falta de doses, dada a escassez da oferta internacional. Por conta disso, o Ministério da Saúde vem buscando estabelecer contato com novos fornecedores, em especial a Sinopharm, cuja vacina é de comprovada eficácia contra a Covid-19.

4. Nesse contexto, muito agradeceria os bons ofícios de Vossa Excelência para averiguar a possibilidade de a Sinopharm fornecer 30 milhões de doses da vacina BBIBP-CorV, em cronograma e preço a serem acordados, se possível, ainda para o primeiro semestre de 2021, com possibilidade de quantidades adicionais para o segundo semestre deste ano.


5. O Ministério da Saúde agradece toda atenção e auxílio que a Embaixada da República Popular da China no Brasil e a Sinopharm puderem oferecer ao Brasil neste momento, para aumentar a oferta de imunizantes no âmbito do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação Contra a Covid-19.


Respeitosamente,
ANTÔNIO ELCIO FRANCO FILHO
Secretário-Executivo"

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias