Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Governo anuncia entregas semanais de vacinas do Butantan e da Fiocruz

O cronograma de vacinação nacional contra a Covid-19 passará a contar com entregas semanais de doses, anunciou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quarta-feira (17). O imunizante vai ser entregue pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Prestes a deixar o ministério, Pazuello se reuniu com Marcelo Queiroga, indicado de Jair Bolsonaro (sem partido) para assumir a pasta da Saúde, na manhã desta quarta-feira na cerimônia de entrega do primeiro lote com mais de 1 milhão de doses de vacina AstraZeneca/Oxford, fabricadas pela Fiocruz.

No evento, Pazuello comemorou a fabricação do imunizante em solo brasileiro e parabenizou a Fiocruz pelo feito. "A responsabilidade final é da doutora Nísia [Trindade Lima, presidente da Fiocruz] e da Fiocruz. Não é simples, demandou trabalho, estudo e noites pensando. Temos hoje a capacidade de fabricar. Estamos prontos. Parabéns à Fiocruz. Vocês foram audaciosos, todos nós fomos", disse o ministro.

De acordo com a Fiocruz, 500 mil doses serão disponibilizadas nesta quarta-feira e outras 580 mil unidades até sexta-feira (19). Além disso, a fundação informou que ainda neste mês serão entregues 3,8 milhões de doses da vacina.

Pra aumentar a capacidade produtiva de Bio-Manguinhos/Fiocruz, uma segunda linha de produção entrou em operação na última sexta-feira (12). Com isso a fundação pretende fabricar cerca de 1 milhão de doses por dia até o fim do mês.

A vacina fabricada pela Fiocruz é aplicada em duas doses e foi desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o uso do imunizante pode servir inclusive para as novas variantes que vêm circulando no Brasil e em outros países, como a África do Sul.

*Com informações do Metrópoles.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias