Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Família lamenta morte da estudante de 20 anos, vítima da Covid

Tauana Francisco do Carmo, de 20 anos, faleceu dois dias após passar mal por causa da Covid-19. A jovem chegou a ir para o hospital no mesmo dia que sentiu falta de ar e vômitos em casa. Mas na espera por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Luziânia, no entorno do Distrito Federal, ela não resistiu.

A estudante morreu nesta segunda-feira (22), após dois dias atrás apresentar os sintomas do vírus. Apesar de não ter conseguido UTI, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirma que a paciente recebeu assistência médica a todo tempo. Uma prima da vítima, que relatou o ocorrido.

"A família toda está arrasada. Tauana era meiga, estudiosa, amorosa, uma moça sorridente, cheia de sonhos. Amava a família", desabafou a prima, que não quis ser identificada.

Em nota, a SES informou que o pedido de leito a estudante foi feito pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luziânia, no domingo (21) e mesmo aguardando vaga para internação em hospital dedicado à Covid-19, a paciente não estava sem atendimento, pois recebia assistência em leitos que não são exclusivos para coronavírus na unidade de origem do pedido.

Além disso, o prefeito da cidade, Diego Sorgatto (DEM), lamentou a morte da jovem e de outras vítimas por Covid-19 no município. "Hoje pela manhã fomos surpreendidos com a triste notícia de que a moça, de apenas 20 anos, faleceu vítima da Covid-19", afirmou o prefeito.

Luziânia

Segundo o prefeito, a cidade enfrentra o pior momento da pandemia. Aumento nos casos, e o risco de transmissão, assusta. O sistema de atendimento já chegou ao colapso. Nesta segunda-feira a taxa de ocupação dos leitos especiais chegou a 95%. O índice na enfermaria está em 92% de ocupação. A cidade tem 90 leitos para tratamento da doença, sendo 40 de UTI.

índices de vacinação do município de Luziânia. Divulgado pelo prefeito, no Instagram.

Há uma sobrecarga dos sistemas de saúde em Goiás que tem causado maior pressão por internação em UTI devido ao aumento das contaminações no Estado. Assim, o tempo de espera por um leito tem sido maior, informa a SES

Desde o início da pandemia, Luziânia já registrou 187 mortes pelo coronavírus. O total de vacinados é de 5.447 pessoas. Dentre eles, profissionais da saúde, idosos e pessoas com deficiência.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias