Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Covid-19: Estátua de Cora Coralina é lacrada em Goiás para evitar aglomerações

Uma estátua da poetisa Cora Coralina teve que ser lacrada por funcionários da prefeitura da cidade de Goiás no final da tarde dessa terça-feira (2) para conter as aglomerações e a disseminação da Covid-19. O monumento de bronze e em tamanho real, foi inaugurado em dezembro de 2020, em comemoração aos 19 anos do título de Patrimônio Histórico da Humanidade, concedido ao município.

De acordo com a prefeitura, o ponto de visitação, que é considerado um dos principais da cidade, começou a gerar preocupação por conta da grande procura dos turistas pela cidade histórica e dos descumprimentos das medidas sanitárias durante o passeio.

As autoridades sanitárias perceberam que muitas pessoas paravam para fazer fotos e acabavam tirando a máscara. Então, o Centro de Operações de Emergências (COE) para o Enfrentamento ao Coronavírus, sugeriu adotar a medida para não transformar o local em potencial disseminador da Covid-19.

Ponto turístico

A estátua fica localizada ao lado da ponte que dá acesso à famosa casa, onde Cora Coralina viveu e que hoje é um museu sobre a história dela. A casa fica às margens do Rio Vermelho, que corta a cidade de Goiás.

O município foi a primeira capital de Goiás antes do planejamento e criação de Goiânia. Hoje é procurado por ser um centro histórico que preserva o acervo arquitetônico original.

Sob o pseudônimo de Cora Coralina, na verdade a poetisa se chama Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas

No ano passado, o ponto turístico ganhou a estátua em homenagem a poetisa e também em em comemoração aos 19 anos do título de Patrimônio Histórico da Humanidade, concedido pela Unesco ao município.

A estátua de bronze tem 1,5 metro de altura e levou cerca de dois meses para ser feita. O monumento têm o tamanho real de Cora Coralina e foi feita pelo artista plástico goiano, Cleider José de Souza.

Estado de Calamidade

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o município está entre as 235 cidades goianas consideradas em nível de calamidade da pandemia da Covid-19.

Para tentar conter o avanço de casos, a prefeitura local decretou toque de recolher e determinou horários de funcionamento, mesmo para as atividades consideradas essenciais. Os estabelecimentos comerciais só podem ficar abertos até às 19h, de segunda a sexta, e até às 13h aos sábados.

*Com informações do Metrópoles.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias