Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Comunidade quilombola pede testagem em massa, após testes positivos

Foram confirmados 14 casos de Covid-19 em moradores da comunidade Kalunga (AQK) que faz parte dos quilombolas, assim associação solicitou as autoridades que fizessem a testagem em toda à população.

De acordo com a associação 12 dos moradores testaram positivo para o Covid-19 na cidade de Monte Alegre de Goiás, na comunidade do Vão de Almas, e também na região da Chapada dos Veadeiros.

Os casos da Covid-19 tem aumentado a cada dia, e comunidades como a Kalunga, tem sofrido com falta de acesso ao tratamento, vulnerabilidade e falta de sistemas de saúde que tem sido problemas cruciais, além de ter seu cotidiano modificado especialmente por ser uma convivência social intensa.

O presidente da AQK, Jorge Moreira de Oliveira afirma que, "Diante da pandemia, o problema da qualidade das estradas se tornou ainda mais grave, pois dificulta e até impede o acesso dos kalungas aos serviços de saúde. Também aguardamos ansiosos a chegada da vacina para o nosso povo”, ainda reforça os cuidados para os moradores usarem máscaras, álcool gel e evitarem aglomerações.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que a pasta não foi notificada oficialmente, e que trabalha através da Regional de Saúde Nordeste I e da Subcoordenação de Atenção à Saúde da População Negra, e que solicitou informações sobre as comunidades que tem pessoas infectadas com a Covid-19.

Nota da SES-GO, sobre testagem na comunidade quilombola:

"A pasta ainda não foi oficialmente notificada quanto à demanda da Associação Quilombola Kalunga. No entanto, a Saúde estadual, por meio da Regional de Saúde Nordeste I e da Subcoordenação de Atenção à Saúde da População Negra, encaminhou ofício, em caráter emergencial, na segunda-feira (1º/03), às Secretarias Municipais de Saúde de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, solicitando informações sobre os nomes das comunidades quilombolas que possuem pessoas infectadas pelo coronavírus e sobre a quantidade de pessoas e famílias infectadas em cada local . Essas informações são necessárias para uma possível testagem em massa nas comunidades.

A Secretaria realiza monitoramento e acompanhamento dos casos, junto às Secretarias Municipais de Saúde e Regionais de Saúde, para que os dados possam subsidiar as reuniões em que são discutidas e avaliadas as medidas de prevenção e controle da doença nas comunidades quilombolas. Durante esses encontros há participação significativa dos membros e lideranças das comunidades.

Além disso, foi emitida uma nota técnica no início do período pandêmico e encaminhada aos serviços de saúde de todo o Estado, com informações das condições sociais, de saúde e as especificidades da população quilombola, para que os atendimentos de saúde respeitem as especificidades biopsicossociais deste público. A SES-GO também realiza distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (máscara de proteção facial lavável e reutilizável) conforme a solicitação das comunidades.

Por fim, a Secretaria ressalta a importância das medidas de prevenção e distanciamento social também nestes locais, utilização de máscara facial, lavagem das mãos e uso de álcool gel 70%, evitando aglomerações e festividades, medidas essenciais para conter o avanço da Covid-19. A pasta realizou levantamento estratificado por idade e comorbidades de todos os moradores das comunidades quilombolas, possibilitando um planejamento estratégico para a logística de vacinação nas pessoas que vivem nessas comunidades. Os técnicos da SES-GO reforçam as orientações quanto às medidas de prevenção contra à Covid-19 sempre que se reúnem com os representantes das comunidades."

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Onlinewww.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000

"Com informações do G1

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias