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CORONAVÍRUS

Campanha publicitária de Goiás sobre covid-19 é destaque no "Fantástico'

O programa “Fantástico”, da TV Globo, no domingo, 7, em uma das mais amplas reportagens até agora da pandemia no país, mostrou como exemplo de "arma" de combate na pandemia a campanha publicitária veiculada pelo Governo de Goiás nas mídias estaduais.

“Nesta angústia toda, a comunicação tem sido uma das principais armas. O Estado de Goiás anunciou na semana passada, uma campanha usando um áudio em que Sandro Adrésio de Alvarenga, de 51 anos, taxista, mandou para a família horas antes de morrer nove meses atrás”.

A voz desperta e sensibiliza o ouvinte: “Eu não tenho...Eu não tenho ar. Sinto muito a falta de ar. Tô passando momentos difíceis”.

Em seguida, uma voz institucionalizada surge após um quadro que imita aplicativos de mensagens e diz: “Ou você escuta que a covid-19 mata ou quem vai escutar é a sua família”.

Reportagem

A reportagem da TV Globo abordou de forma técnica e semelhante ao material publicitário dos goianos como o drama da covid-19 tem impactado as famílias brasileiras.

O material jornalístico fez uso de áudios reais de pessoas envolvidas com a doença, caso de médicos e familiares de vítimas, além das próprias vítimas.

Tanto a reportagem quanto a publicidade de Goiás causaram impacto nos receptores da informação, pelo realismo e linguagem direta, que trazem efeito de educomunicação – uso da mídia para inserção de material educativo e mensagens diretas e de comando.

Chamamento

Na propaganda mostrada pelo “Fantástico”, a mensagem é um chamamento para que as pessoas procurem se informar sobre a letalidade da doença, bem como as formas de evitá-la –m tambpem contemplada em outras peças de desenvolvimento e desdobramento da mensagem.

O modelo da comunicação institucional de Goiás mudou nos últimos meses, tendo como foco não a persuasão, mas a tentativa de influenciar e educar o receptor.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que usa suas redes para comunicar aspectos da vida privada e política, abriu espaço para anunciar medidas educativas e manter diálogo com os seguidores, muitos deles "negativistas" da doença.

O próprio governador anota os questionamentos e responde ou encaminha para sua equipe responder os internautas.

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