Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Amazonas: 20% dos mortos por Covid-19 não pertenciam aos grupos de risco

No último mês de janeiro de 2021, o estado do Amazonas sofreu um colapso no sistema de saúde e registrou grande percentual de mortes provocadas pela Covid-19. No entanto, de acordo com Estadão, 20% dos mortos no Amazonas não fazem parte dos grupos de risco.

De acordo com a publicação, do total de 1.664 mortos, cerca de 331 deles tinham menos de 60 anos e não sofriam de doenças crônicas. A nível nacional, desde o início da pandemia, somente 7,3% dos mortos não eram idosos nem tinham doenças crônicas, segundo IG.

No estado, em 2020 um total de 5.303 vítimas perderam suas vidas em decorrência da Covid-19. Dentre elas, 491, ou 9,2%, não eram idosas ou portadoras de comorbidades.  

Colapso

No último dia 14 de janeiro, o estoque de oxigênio de hospitais em Manaus acabou. O fato ocasionou a morte de pacientes que estavam em ventilação mecânica e se tornou de conhecimento público.

A rede de saúde do estado do Amazonas também sofre com a falta de leitos e insumos para cuidar de pacientes. Outro problema da região é a falta profissionais para atuar no atendimento dos pacientes.

Conforme a Secretaria da Saúde do Amazonas, mais de 300 pacientes já foram transferidos para outros estados do país. Ontem (31), o ministério da Saúde disse que enviará para o Amazonas, ainda nesta semana, mais 90 mil metros cúbicos de oxigênio.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias