Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Variante inédita do Coronavírus é encontrada no Amazonas

Uma variante inédita do coronavírus foi encontrada na Amazônia durante pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) feitas com pacientes japoneses que moram no Amazonas. De acordo com os dados divulgados as mutações encontradas são inéditas e fazem assim surgir uma linhagem brasileira do vírus.

No entanto os pesquisadores alegam que é cedo para dar certezas sobre isso, mas afirmam que as mutações podem ter uma maior taxa de transmissão, uma vez que outras duas mutações encontradas na proteína Spike, que é responsável por ligar o vírus as células está diretamente ligada a transmissão do SARS-CoV-2.

A pesquisa mostra ainda que a linhagem B.1.1.28 está presente em todo território nacional, mas que sua maior frequência é no Amazonas e que passou por uma série de mudanças.

Vale ressaltar que a capital do Amazonas, Manaus vive em um estado de calamidade pública devido a segunda onda de casos e hospitalizações em função da pandemia e com números maiores e um crescimento mais rápido do que na primeira onda. O caso é tão grave que o prefeito David Almeida (Avante) declarou que o sistema público voltou a entrar em colapso.

*Com informações do Uol

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias