Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Poucos dias antes do colapso de saúde no AM, equipe de Pazuello pediu meio-termo sobre lockdown

A equipe do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediu ao governo do Amazonas que adotasse um “meio-termo” em reunião sobre possível lockdown. O assunto foi discutido a apenas quatro dias antes do colapso do sistema de saúde do estado. As informações são de O Globo.

Conforme o jornal, as informações foram de duas pessoas, não identificadas que participaram de uma reunião em Manaus, em 10 de janeiro. No mesmo período que o assunto era debatido, o governo do Amazonas discutia a possibilidade de decretar uma restrição mais séria no estado.

No dia 14, um decreto com restrições menos severas que o lockdown foi assinado pelo governador Wilson Lima (PSC). As medidas do toque de recolher estabeleceram o fechamento quase total de todas as atividades não essenciais e proibição de circulação de pessoas nas ruas.

Ao serem procurados, as assessorias do governo do Amazonas e do Ministério da Saúde não negaram o teor das conversas, mas não responderam sobre questionamentos específicos sobre a reunião.

De acordo com o governador do Amazonas, as restrições são estabelecidas com base em “indicadores epidemiológicos e da rede de assistência à saúde”. Enquanto o ministério falou sobre “apoio irrestrito aos estados e municípios” na aquisição de equipamentos e ressaltou que as partes têm autonomia para definir estratégias para o enfrentamento ao coronavírus.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias