Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Deixado para trás: Índia começa exportar vacina, mas Brasil não aparece na lista

A Índia começou a exportar nesta terça-feira (19) a vacina CovidShield produzida no país pelo Instituto Serum junto com a Universidade de Oxford e a Astrazeneca, no entanto o Brasil não aparece no comunicado com um dos países que irá receber o imunizante.

O Ministério das Relações Exteriores da Índia publicou uma nota, na qual afirma que o governo indiano recebeu diversos pedidos para fornecer o medicamento.

No comunicado o governo afirma que é uma resposta aos pedidos e tem como intuito manter o compromisso para ajudar na luta contra a pandemia e com as doses da vacina irão ser distribuídas a partir das cidades de Butão, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Myanmar e Seychelles a partir da próxima quarta-feira (20).

Segundo o governo indiano o mesmo espera apenas as liberações regulatórios do Sri Lanka, Afeganistão e Ilhas Maurício. Vale lembrar que na semana passada o Brasil anunciou a compra de dois milhões de doses da vacina, mas a venda ainda não foi confirmada por Nova Délhi.

Um avião chegou a ser preparado para buscar o imunizante no final da semana passada, mas o mesmo sequer chegou a decolar para o país asiático, após o governo indiano afirma que não iria exportar a vacina tão cedo e que a prioridade era vacinar sua população primeiro.

Sem a vacina produzida na Índia, o programa de vacinação no Brasil só pode ser iniciado com a Coronavac, que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A campanha de vacinação no Brasil teve início no último domingo (17) após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial e temporário de ambos imunizantes.

*Com informações do Terra

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias