Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Enfrentamento da Covid-19 em Goiás é destaque nacional

Goiás está entre os quatro Estados brasileiros que se destacaram na implantação do Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde. Esse instrumento foi elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) com o objetivo de sistematizar ações para apoio aos gestores estaduais, municipais e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). A experiência exitosa goiana foi apresentada na tarde de quinta-feira, 10, durante o segundo dia do 1º Seminário Nacional do Conass e Conasems.

A escolha do trabalho goiano como uma das experiências bem-sucedidas foi baseada em critérios como a articulação entre o Estado e os municípios, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, e o envolvimento dos diversos setores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) no enfrentamento da pandemia, além da atuação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO).

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Sandro Rodrigues, destacou a iniciativa do Conass e Conasems em criar o Guia: "Esse instrumento possui um potencial absurdo para reunir as pessoas com objetivos comuns, como a defesa do SUS e a organização da rede de saúde em seus territórios, gerando resultados positivos para toda a sociedade."

Ao todo, 20 Estados realizaram pactuação com o Conass e Conasems para implantação do Guia. Desses, quatro foram escolhidos pela prática exitosa desenvolvida no enfrentamento da Covid-19. Além de Goiás, também se destacaram Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "Estabelecemos um grupo de governança e apresentamos a proposta do Guia para os gestores municipais. Assim, conseguimos realizar todas as oficinas programadas e em todos os territórios definidos, além de estabelecermos parcerias externas e internas para implantação do instrumento orientador", pontuou a gerente de Atenção Terciária da SES-GO, Danielle Jaques Modesto, sobre a trajetória do trabalho no território goiano.

Implantação em Goiás
A gerente de Atenção Primária da SES-GO, Ticiane Nakae; e a secretária executiva do Cosems-GO, Lucélia Borges, conduziram a apresentação sobre o caminho do enfrentamento da Covid-19 em Goiás. Elas mostraram que o Estado é dividido em cinco Macrorregiões de Saúde, reunindo os 246 municípios em 18 Regionais. Ticiane destacou o trabalho de aumentar a quantidade de leitos SUS no território goiano. "Chegamos a ter 672 leitos de UTI e 490 de enfermaria, de maneira regionalizada, garantindo uma estrutura em todas as Macrorregiões de Saúde de Goiás", contabilizou a gerente.

Entre as principais ações realizadas, foram citadas a criação de um comitê estadual com a participação da SES-GO, Cosems-GO e representantes do Ministério da Saúde em Goiás; a criação de núcleos macrorregionais; a realização de oficinas, conforme a realidade e definição locorregional; e a aplicação de um questionário para diagnóstico situacional nos municípios logo no início da implantação do Guia. "Das 246 cidades, 239 responderam esse documento. Destas, em 182 o preenchimento do questionário foi realizado pelo próprio gestor de saúde", relatou Ticiane, ao mostrar a alta adesão e o envolvimento das gestões municipais em todo o processo.

Já Lucélia Borges, do Cosems-GO, ressaltou como o Guia contribuiu na constituição da Rede de Atenção à Saúde por meio do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, integração entre os pontos de atenção e alinhamento dos processos de trabalho nas unidades de saúde. Ela destacou também que a implantação do instrumento motivou a construção de outros processos, como o guia de saúde mental e o questionário para gestores municipais.

Na apresentação, foram mostrados os resultados alcançados em Goiás, como a reorganização dos serviços já existentes, estabelecendo fluxos de atendimento e processo comunicativo entre as unidades; envolvimento das Regionais de Saúde, fortalecendo o apoio técnico aos municípios; diagnóstico situacional das Macrorregionais de Saúde; identificação de necessidades que vão além do contexto da pandemia; respostas imediatas e/ou planejamento de ações e troca de experiências exitosas entre as cidades.

A mediação do painel foi conduzida pela vice-presidente do Conasems, Cristiane Martins Pantaleão, que destacou o papel estruturante das experiências exitosas a nível local, regional e macrorregional. Ela falou sobre a importância da governança na organização dos serviços e como isso foi registrado nas apresentações. "A governança esteve presente na implantação do Guia em Goiás, assim como a educação permanente e a integração dos entes", disse.

Terceira edição
O Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde reúne informações para nortear o atendimento, seja para casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo coronavírus, seja para pacientes com outras patologias. Com linguagem clara, o documento contém informações que vão desde a triagem e transporte até resoluções e portarias. O instrumento é constantemente atualizado e está na terceira edição.

Entre os objetivos do Guia estão contribuir na resolução de uma situação problema (no caso, o problema é a pandemia de Covid-19 nos Estados), oferecer aos Estados e municípios todo o material disponível em um só lugar e de forma operacional, com uma certa uniformidade, e colaborar na capacitação dos profissionais.

Foto: Divulgação/HCamp Goiânia

Legenda: "Esse instrumento possui um potencial absurdo para reunir as pessoas com objetivos comuns, como a defesa do SUS e a organização da rede de saúde em seus territórios, gerando resultados positivos para toda a sociedade", destaca o superintendente de Atenção Integral à Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO)
Contato: 3201.3784/3201.3816/3201.3811
[email protected]

www.saude.go.gov.br
https://www.instagram.com/saudegoias/

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias