Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Coronavac mostra resposta imune e é segura, segundo pesquisa

Nessa terça-feira (17), um estudo publicado pela revista científica The Lancet indicou que os 743 pacientes voluntários em testes no Brasil estão respondendo positivamente à Coronavac, contra a Covid-19. Produzida pela empresa chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, a vacina mostrou segurança e resposta imune satisfatória durante as fases 1 e 2 dos estudos.

Os voluntários foram escolhidos aleatoriamente para receber duas doses da vacina (uma dose baixa de 3 microgramas, uma dose alta de 6 microgramas ou placebo). Segundo a pesquisa, os participantes — adultos saudáveis de 18 a 59 anos —, depois de receber a primeira dose, mostravam respostas de anticorpos em até 28 dias.

O professor Fengcai Zhu, autor principal do estudo, fala sobre o progresso obtido no estudo,“Nossas descobertas mostram que a Coronavac é capaz de induzir uma resposta rápida de anticorpos dentro de quatro semanas de imunização, dando duas doses de vacina em um intervalo de 14 dias.”

Conclusões

Do grupo que recebeu a Coronavac, 97% tiveram a produção de resposta imune. O grupo foi dividido entre os que receberam a dose mais alta e a mais baixa. As fases 1 e 2 focaram apenas na quantidade de anticorpos.

De acordo com a pesquisa, a taxa de anticorpos neutralizantes encontrada no sangue dos voluntários esteve abaixo (entre 2,5 e até 6 vezes) do que é verificado em pacientes que já foram infectados pela Covid-19.

Com base em estudos com outras vacinas, os pesquisadores afirmaram à revista The Lancet que acreditam que a Coronavac pode fornecer proteção suficiente contra a Covid-19, apesar de se tratar das duas primeiras fases.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias