Home / Brasil

BRASIL

Brasil já está na 2ª onda de covid-19, diz pesquisador da USP

Domingos Alves, pesquisador responsável pelo Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, alerta que o Brasil já está na 2ª onda da Covid-19.

O pesquisador acompanha dados da pandemia brasileira como um dos responsáveis pelo portal da covid-19. Com ele, outros pesquisadores e especialistas de diferentes áreas trabalham juntos para análises da propagação do novo coronavírus no Brasil.

Pessoas andam de máscara na rua no Rio de Janeiro

Segundo Domingos, o Brasil está como os Estados Unidos e a Europa. A pandemia voltou a crescer por aqui, uma nova onda de contágios se baseia na evolução da taxa de reprodução (Rt).

Conforme a pesquisa, a taxa é calculada com base no aumento de novos casos e permite saber quantas pessoas são contaminadas por alguém que já está infectado.

Com as informações dadas pelos pesquisadores, se a covid-19 fica acima de 1, isso indica que a pandemia está se expandindo. Quando está abaixo, é um sinal de que a pandemia está perdendo intensidade no país.

De acordo com essa pesquisa, cada 100 pessoas irão infectar com a covid-19 outras 112 pessoas e com isso a pandemia só vai expandido.

*Com informações da BBC.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias