Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Covid-19: estudo demonstra que pacientes graves podem ter anticorpos que atacam o próprio organismo

Segundo pesquisadores da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, confirmaram que alguns pacientes hospitalizados em estado grave de Covid-19, desenvolvem anticorpos que atacam o próprio corpo. O efeito reverso pode ajudar a entender porque parte das pessoas consideradas recuperadas ainda sentem sintomas, meses após a contaminação.

Consta no estudo, que partiu do quadro clínico de 52 pacientes e, ainda está sendo revisado pela comunidade científica, mas permanece na mesma linha de outro levantamento publicado pela revista Science há um mês.

Para os cientistas, infecções virais causam morte celular. Algumas vezes, os micro- organismos são somente desativados, mas em infecções severas, as células podem explodir. Em casos assim, o DNA, que fica protegido no núcleo, é quebrado e exposto.

Anticorpos de alguns doentes da Covid-19 causam auto-anticorpos

De acordo com o site Metrópoles, as células imunes B, responsáveis pela resposta do corpo a um invasor, reconhecem partes do RNA viral e se unem a ele, desarmando- o. Mas em pessoas com doenças autoimunes, estas células nunca aprendem a fazer essa diferenciação e atacam o DNA das células, que explodem como se fossem invasores. A hipótese é que isso também aconteça nos casos de Covid-19.

"É possível que se medicarmos os pacientes apropriados de uma forma mais enérgica, com drogas mais agressivas, podemos esperar melhores desenvolvimentos, ressaltou Matthew Woodruff, autor do estudo, em entrevista ao jornal The New York Times.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias