Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Covid-19: Butantan enviará resultados de testes da vacina à Anvisa na segunda, diz Doria

Na próxima segunda-feira o Instituto Butantan enviará à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os resultados dos testes em estágio avançado em humanos realizados no país da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac. Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) os testes serão finalizados pelo instituto ainda neste fim de semana.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, Doria afirmou que "A vacina do Butantan com a Sinovac é a mais avançada das vacinas neste momento em última etapa de testagem aqui no Brasil. Ela termina nesta semana, neste final de semana, e na segunda-feira os resultados já serão encaminhados integralmente para a Anvisa pelo Instituto Butantan", disse ele.

O Butantan já enviou à Anvisa documentos de estudos anteriores com a vacina da Sinovac realizados na China, como parte de um novo procedimento adotado pela agência regulatória para acelerar a análise de futuros pedidos de registros de vacina.

Da mesma forma, foi feita à análise da vacina desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, com a qual o governo federal firmou acordo de fornecimento por meio da Fundação Oswaldo Cruz.

As vacinas não têm ainda aprovação regulatória junto à Anvisa, por isso não podem ser aplicadas na população.

Planos de vacinação

Doria também comentou as tratativas do governo paulista com o Ministério da Saúde para a inclusão da vacina da Sinovac no programa nacional de imunização, após, na véspera, o ministro da pasta, general Eduardo Pazuello, se reunir com secretários estaduais, para tratar dos planos de vacinação e não incluir a vacina que está sendo testada pelo Butantan.

O governador de São Paulo disse que irá a Brasília na quarta-feira se reunir com Pazuello. Também afirmou que irá acompanhado de parlamentares e que, na ocasião, espera solucionar o impasse. O secretário estadual de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que o conselho de secretários estaduais de Saúde enviou ofício à pasta pedindo a inclusão da CoronaVac no programa.

Doria ainda declarou que caso não houver um acordo com o governo federal, a administração estadual tomará todas medidas necessárias para poder vacinar a população de São Paulo.

"Não há hipótese do governo de São Paulo, e eu como governador, aceitar qualquer colocação postergatória, seja do Ministério da Saúde, seja da Anvisa, para não iniciar a vacinação o mais rapidamente possível", afirmou

Conforme Doria "Para salvar vidas, São Paulo usará todos os recursos necessários. Primeiro no entendimento, no diálogo republicano com o Ministério da Saúde e com a Anvisa, tecnicamente. Mas se isto não ocorrer, saberemos como utilizar mecanismos outros para fazer valer a vacina para os brasileiros, pelo menos os que vivem em São Paulo", assegurou.

*Com informações do Terra.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias