Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Prefeitura de Goiânia vai fazer teste na casa de pacientes com sintomas de Covid-19

A morador de Goiânia que estiver com sintomas, ou seus contactantes, podem ligar nos telefones (62) 3267-6123 e (62) 98599-0200 (Whatsapp) da Central Humanizada de Orientações sobre Covid-19 para agendar o teste. Caso atenda aos critérios que indicam a necessidade do exame, o agendamento é realizado e a coleta será domiciliar.

A Central foi criada em março pela Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria de Saúde com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre sintomas da Covid-19, formas de transmissão e distanciamento social. Agora tem o serviço ampliado com o agendamento de testes. A medida visa detectar precocemente o vírus, evitando um possível agravamento da doença e quebrando a cadeia de transmissão, além de impedir que o paciente infectado circule pela cidade.

Atuam na central, 36 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 16 médicos e um coordenador divididos em dois turnos, 7h às 13h e das 13h às 19, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Nos demais horários, das 19h às 7h, o atendimento é eletrônico, informando e instruindo o usuário sobre os horários de funcionamento do serviço.

"A nossa missão é orientar a população e realizar o primeiro atendimento em caso de suspeita da doença. Com o teste sendo feito em casa, otimizamos os serviços e evitamos que as pessoas procurem de maneira inadequada as unidades durante a pandemia", explica a gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Carolina Pessoni.

Balanço
Desde a sua criação, a Central Humanizada de Orientações para COVID-19 já realizou 76 mil atendimentos por meio de ligações e mensagens via Whatsaap. O serviço também monitorou 11.151 pacientes com a Covid-19 e notificou 10.971 casos suspeitos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias