Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Goiás segue testagem da Covid-19 pelo aplicativo Dados do Bem

O Governo de Goiás vai retomar o envio dos convites para testagem do coronavírus por meio do aplicativo Dados do Bem, após correção em uma instabilidade na comunicação entre os sistemas de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), do DataSUS e do Ministério da Saúde (MS).

Os usuários podem baixar o aplicativo, preencher a autoavaliação e, se receberem a indicação para realizar o teste, devem procurar a unidade de saúde determinada para a coleta na data informada.

A medida foi retomada após a normalização da divulgação dos resultados dos exames. Segundo o governo, ainda nesta semana, 55 cidades voltam a realizar o exame. A operação nos demais municípios será retomada de forma gradual.

O exame a ser realizado é do tipo RT-PCR, considerado padrão-ouro para diagnóstico do coronavírus. Os resultados deverão ser entregues em até cinco dias, no próprio aplicativo, conforme explica o governo.

De acordo com o cronograma apresentado pelo governo, os municípios de Trindade, Senador Canedo e Vianópolis retomarão as testagens nesta quinta-feira (10).

Instabilidade

Segundo o governo estadual, as amostras eram processadas em São Paulo, mas os resultados não eram lançados, impossibilitando o acesso de Goiás aos laudos e, consequentemente, o encaminhamento das pessoas testadas.

“Informamos o DataSUS sobre as inconsistências encontradas e uma versão atualizada do GAL foi gerada. Ao longo da semana passada realizamos testes para retomarmos o serviço a partir de hoje”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim.

Sigilo

O Dados do Bem é um aplicativo com uma iniciativa de monitoramento epidemiológico desenvolvida pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox.

Ele permite a criação de mapas de distribuição da Covid-19, identificação de concentração de transmissão e análise da evolução da imunidade na população. É importante ressaltar que o projeto não utiliza os dados dos usuários para fins comerciais.

*Com informações do G1 e Governo de Goiás

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias