Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Com 100 mil exames RT-PCR, Aparecida já testou 1 a cada 6 moradores

Aparecida de Goiânia ultrapassou nesta quarta-feira (09) a marca de 100 mil testes para detecção da Covid-19. Todos eles são do tipo RT-PCR, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o mais eficaz no diagnóstico da doença. O município, sozinho, aplicou 60,2% dos 166.043 exames RT-PCR feitos em Goiás desde o início da pandemia, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) atualizados até 9 de setembro.

Com os 100 mil testes, Aparecida examinou até hoje quase 17% de sua população, estimada pelo IBGE em 590.146 habitantes. O teste RT-PCR já foi aplicado em pelo menos um a cada seis moradores.

Em números absolutos, a quantidade de testes realizados em Aparecida supera, por exemplo, a de grandes capitais brasileiras. É o caso, por exemplo, de Florianópolis-SC (32.714), Belém-PA (47.448) e Aracajú-SE (67.254), considerando os boletins epidemiológicos atualizados também até esta quarta-feira (9).

Toda semana, Aparecida testa pelo menos 7 mil pessoas, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com isso, a cada sete dias o município examina 1,18% de sua população. É uma taxa de testagem semanal proporcionalmente maior até que a da Alemanha, um dos países mais bem-sucedidos no combate à Covid-19. A cada sete dias, o país europeu faz 500 mil testes, examinando 0,60% dos seus 83 milhões de habitantes.

Para o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, o alto número de pessoas testadas se dá, sobretudo, em função da oferta de exames em unidades espalhadas por toda a cidade. São três drive-thrus de testagem, na Cidade Administrativa, Jardim Boa Esperança e setor Garavelo; mais três postos nas UPAs Brasicon, Buriti Sereno e Parque Flamboyant; e ainda em mais sete UBSs da cidade.

Em um mês, entre julho e agosto, só as Unidades Básicas de Saúde de Aparecida fizeram mais de 12 mil coletas para o exame RT-PCR. “O município tem facilitado ao máximo o acesso dos moradores à testagem em massa. Assim, conseguimos deter a disseminação do Coronavírus diagnosticando precocemente a doença, isolando os pacientes e tratando-os para impedir o agravamento dos casos”, diz Alessandro Magalhães.

Escalada na oferta de testes

O secretário de Saúde argumenta que Aparecida foi um dos primeiros municípios no país a investir em testagem em massa. Ele lembra que, ainda em abril, a cidade saltou de 15 testes semanais para mais de 300 e, hoje, realiza mais de mil testes por dia, em média. “É uma estratégia muito forte, que se reflete em todos os nossos resultados de enfrentamento à pandemia”, acrescenta o gestor público.

As UBSs que realizam teste para Covid-19 são as dos setores Expansul, Jardim Tiradentes, Pontal Sul, Garavelo Park, Santa Luzia, Buriti Sereno e Independência Mansões. Outra opção é o teleagendamento no 0800-646-1590, que marca dia e horário do exame nos postos drive-thru, abertos de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

Resultados em até 48h

Superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção explica que os resultados ficam prontos em até 48h, e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. “Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da SMS”, completa Gustavo.

Pelos critérios técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, os testes RT-PCR são destinados a moradores de Aparecida com sintomas gripais. Os exames são solicitados por médicos da SMS após consulta em qualquer UBS ou nas UPAs da cidade. Além disso, a SMS testa desde o início da pandemia profissionais da saúde, das forças de segurança, de outros serviços essenciais e pessoas que tiveram contato com infectados pela Covid.

Em outra frente de testagem em Aparecida, agentes de saúde da SMS visitaram recentemente mais de 18 mil domicílios nos bairros Jardim Tiradentes, Buriti Sereno, Independência Mansões e Cidade Vera Cruz 1 e 2, numa busca ativa de casos suspeitos.

A estrutura de testagem em Aparecida começou a ser montada em março. Relembre:

MARÇO

A Secretaria de Saúde de Aparecida começa a coletar amostras para serem analisadas no Laboratório Central de Goiás. Até aí, eram realizados cerca de 15 testes por semana.

ABRIL

A Prefeitura de Aparecida contrata um laboratório privado para analisar os testes e amplia sua capacidade de testagem de 15 para 300 amostras semanais, com testes do tipo RT-PCR, considerados padrão ouro na detecção da Covid-19.

MAIO

Além de oferecer testes nas três UPAs da cidade, a Prefeitura de Aparecida faz uma testagem domiciliar com 1.200 amostras, que identificaram 5 pacientes assintomáticos.

Foi o mês, também, em que a Prefeitura de Aparecida ofertou mais de mil exames para profissionais do Hospital de Urgências de Goiânia, que passava por um surto de Covid.

No dia 22 de maio, é aberto o drive-thru de testagem no Centro de Especialidades e iniciado, ainda, o teleagendamento de testes no drive-thru pelo 0800-646-1590. No dia 29, começa a coleta de amostras sanguíneas de pacientes já recuperados para serem usados no tratamento de doentes graves.

JUNHO

Começa em Aparecida o monitoramento dos pacientes que testaram positivo e que possuíam mais chances de evolução para agravamento da doença. Esse monitoramento é feito nas três UPAs, também por meio de drive-thru, onde os pacientes realizam a cada 48h exames laboratoriais para avaliação do estado de saúde.

Além disso, foram distribuídos oxímetros, que medem a oxigenação do sangue, àqueles pacientes que também são do grupo de risco.

No dia 26 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde passa a disponibilizar os resultados dos testes RT-PCR pela internet, interagindo com os pacientes por telefone e WhatsApp.

JULHO

É aberto o 2º posto de testagem no formato drive-thru, na Cidade Administrativa, na Região Central de Aparecida.

Dias depois, a Prefeitura de Aparecida, através dos agentes de endemias e comunitários de saúde, começa uma busca ativa nos bairros, passando de casa em casa e fazendo um questionário com os moradores para saber se apresentam ou apresentaram sintomas. Esse trabalho foi iniciado pelos bairros Independência Mansões e Buriti Sereno.

AGOSTO

Foi quando a Prefeitura de Aparecida abriu, no dia 26, o terceiro posto de testagem drive-thru, na área externa do Hospital Garavelo, no setor Garavelo Residencial Park. A unidade tem capacidade de coletar 200 amostras diárias.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias