Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Vacina Russa: Paraná quer realizar testes em 10 mil voluntários

Nesta quinta-feira (27), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), estão pensando em testar a vacina russa contra a Covid-19 em pelo menos dez mil voluntários.

O protocolo para validar a fase 3 dos estudos clínicos deve ser submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em até 30 dias.

O Tecpar espera iniciar os testes em voluntários em 50 dias. Uma comitiva paranaense realizou duas reuniões em Brasília, na última quinta (27), com o objetivo de acelerar o processo de aprovação dos testes.

"Foi uma reunião de alinhamento. O protocolo nós conhecemos, mas é importante conversar, tirar dúvidas e buscar soluções. Saímos bem informados", disse o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ao Estadão .

Segundo Callado, a prioridade é ser aprovado o início da fase 3 dos estudos clínicos em território brasileiro. A etapa final serve para atestar a segurança e a eficácia do imunizante. Para tanto, é necessário analisar os resultados em milhares de pessoas. O que leva, no mínimo, dois meses para ser concluído.

Sobre a vacina

vacina que o governo do Paraná pretende testar a partir de outubro é a Sputnik V , desenvolvida pelo Instituto Gamaleia de Moscou.

Um acordo embrionário para auxiliar os estudos e viabilizar a transferência de tecnologia foi assinado no dia 12 de agosto.

*Com informações do IG

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias