Home / Cidades

CIDADES

Somente 10% da população testou para Covid-19 em cinco municípios

Apenas 10% da população e cinco cidades goianas tiveram testes concluídos e outras 66 não conseguiram testar nem 1% do total de moradores passados quase cinco meses que os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados em Goiás. A reportagem somou todos os casos confirmados e descartados que constavam nos boletins de 226 municípios do dia 27 de julho. Em outros 20 restantes não foi possível obter as informações. Nesta relação, Goiânia não aparece entre os 100 com maior percentual de população testada.

Até agora, segundo o levantamento feito pela reportagem, apenas 2,85% da população goiana havia sido testada até o dia 27, pouco mais de 198 mil pessoas. O número é maior do que o oficial, que passou a ser divulgado no painel disponibilizado na internet pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO): 157.505 até o último domingo (2).

No final de julho, o governo estadual lançou uma parceria com 78 municípios e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para fazer testagem em massa nos locais onde há mais casos confirmados de infecção pelo coronavírus Sars-CoV-2. Só 66 municípios testaram mais do que a média estadual verificada no levantamento. Desde o início da pandemia, muitos municípios passaram a comprar testes do setor privado, já que os fornecidos pelo Estado e Ministério da Saúde eram insuficientes para uma testagem que fosse além dos pacientes mais agravados internados.

Em 20 cidades, nem mesmo ligando para a Secretaria Municipal de Saúde foi possível obter os dados. Algumas cidades omitem os dados de casos descartados ou destacam os casos curados, deixando confusa a informação sobre notificações totais.

Essa limitação da quantidade de exames ficou evidente no mês de junho, quando uma testagem em massa em indústrias de Rio Verde, atrasou a testagem de Goiânia, Aparecida e outras cidades, que realizavam testes no mesmo laboratório. De lá para cá, laboratórios privados têm investido em maquinários e aumentado a capacidade de exames RT-PCR, mas ainda há relatos de demora.

Com informações do O Popular

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias