Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Líder indígena morre com Covid-19 em Goiânia

O líder do Alto Xingu, Aritana Yawalapitit, morreu aos 71 anos de idade nesta quarta-feira (5) em decorrência da Covid-19. Ele estava internado há aproximadamente duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Francisco, em Goiânia, onde respirava com a ajuda de aparelhos, conforme o G1 Goiás.

De acordo com a reportagem, inicialmente, o cacique havia sido internado em uma UTI em Canarana, município de Mato Grosso, no final de semana dos dias 18 e 19 de julho. Foi transferido dias depois para Goiânia, onde continuou o tratamento contra o novo coronavírus.

Um boletim divulgado no final da manhã do dia 25 de julho apontou que o líder indígena estava inconsciente, com pressão arterial baixa e respirando com a ajuda de aparelhos. Conforme o G1, no dia 29 de julho o estado de saúde passou de grave para gravíssimo.

A matéria acrescenta que Aritana Yawalapitit era cacique desde os 19 anos e uma das figuras mais respeitadas do Alto Xingu. Pelas redes sociais o neto do cacique Raoni Metuktire, Patxon Metuktire, lamentou a perda.

"Quando morre um cacique, a comunidade perde um líder. Quando morre um mestre e um ancião, é um livro cheio de informações que se fecha para sempre".

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias