Home / Cidades

CIDADES

Inaugurado Hospital das Clínicas Covid-19 em Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), inaugurou e já está funcionando, nesta terça-feira (11), em Goiânia, o Hospital das Clínicas Covid-19. A estrutura irá contribuir com o combate ao coronavírus. São 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 de enfermaria e um centro cirúrgico, que já estão disponibilizados para pacientes da unidade. Estava em construção há 18 anos.

Segundo o site G1, o encaminhamento de pacientes para o hospital será coordenado pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. "A partir de hoje o hospital já está com toda a equipe e recursos humanos treinada e todos os equipamentos devidamente colocados nos postos. Já podemos receber pacientes a partir de hoje. A dedicação deste hospital é receber pacientes da rede, que ainda não estão em leitos de UTI ou de enfermaria e necessitam dessa assistência", confirmou a secretária de saúde de Goiânia, Fátima Mrué.

Conforme a SMS, a unidade conta com 300 profissionais. Entre eles há médicos, enfermeiros, multiprofissionais, administradores, nutricionistas e equipes de apóio.

Para a secretária " a equipe já está com treinamento, a mesma fundação que administra o Hospital Célia Câmara, que já está totalmente dedicado a Covida-19. Dessa forma, havia uma programação específica e uma experiência neste treinamento. Então, a equipe destinada a este Hospital das Clínicas destinado a Covida-19 também foi igualmente treinada".

Caso seja necessário, o HCC pode ampliar a estrutura e fornecer, ao todo, 100 leitos de UTIs e 200 leitos de enfermaria. Se houver o aumento de leitos, também está previsto reforços na equipe.

Combate à pandemia

Ainda conforme a secretária de saúde, parte do HC foi cedida à prefeitura por meio de um convênio com a UFG, para que os leitos públicos pudessem ser montados para o tratamento da Covid-19.

"Essa é uma iniciativa da prefeitura de Goiânia, pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, juntamente com a Universidade Federal de Goiás. Esse prédio está recém- construído. O novo Hospital das Clínicas ainda não inaugurado. Então nessa parceria, nós estamos ocupando alguns andares para ampliar a capacidade assistencial especificamente, mais precisamente, leitos de UTI e leitos de enfermaria para Covida-19, para a capital", ressaltou Fátima Mrué.

A Fundação de Apóio ao Hospital das Clínicas (Fundach), será responsável por gerir o HCC até dezembro, após a instituição vencer uma licitação, realizada no mês de julho. Depois desse período, a unidade passa a integrar a estrutura do HC da UFG.

"Após a pandemia, nós vamos devolver à Universidade Federal de Goiás a permissão de uso que nos foi dada até dezembro, para a inauguração do novo Hospital das Clínicas", acrescentou a secretária.

Conforme o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil: "Esse o hospital Covid. Vai funcionar com equipamentos locados e também com mão de obra temporária. Esses R$ 19 milhões foram a forma que a prefeitura encontrou de viabilizar o funcionamento desse hospital temporário. Passando esse período, o material é definitivo e o pessoal é permanente também, para funcionar o prédio", assegurou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias