Home / Brasil

BRASIL

Recurso para testagem em massa de enfermeiros no DF é negado pelo TJDFT

O pedido do Sindicatos dos Enfermeiros do Distrito Federal para que o Governo do Distrito Federal (GDF) faça testagem em massa dos profissionais sindicalizados, mesmo sem sintomas para Covid-19, foi negado pelo desembargador Eustáquio de Castro do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

De acordo com o pedido do sindicato que é um recurso a outra ação movida por ele, os profissionais estão entre os mais expostos ao vírus e sua contaminação e precisam ser amparados pelo Estado, com testes sistemáticos, com o intuito de diminuir os riscos de contaminação e mortes de enfermeiros pela infecção pandêmica.

Na decisão o desembargador afirmou que é preciso manter a independência dos poderes e que o judiciário só pode tomar tais medidas para interferir no executivo, no momento em que houver omissão nos deveres por parte do Estado.

O magistrado afirmou que no caso em questão a Secretaria de Saúde mostra estar cumprindo com suas obrigações para fazer a testagem para a doença conforme o previsto por lei distrital. O desembargador afirmou ainda que o limite de testagem em massa ocorre em função dos recursos disponíveis.

*Com informação do Metrópoles

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias