Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Polícia Civil investigará ataques a professor da UFG que recomendou quarentena

A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia de Crimes Cibernéticos, apura a série de ataques ao professor Thiago F. Rangel, doutor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade de Goiás (UFG).

Ele é um dos integrantes do grupo responsável por sugerir o modelo de quarentena intermitente (14 dias de comércio fechado e 14 aberto) que baseou os decretos do governador Ronaldo Caiado (DEM) e prefeito Iris Rezende (MDB) que limitam as atividades comerciais não essenciais no estado de Goiás e em Goiânia.

O professor não tem redes sociais, mas as agressões partem de diversos internautas em seus próprios perfis ou através de comentários e compartilhamentos.

Existem ameaças, sugestões de ações violentas contra o autor do estudo e tentativas de ferir a honra do pesquisador.

A sugestão de quarentena alternada não é a posição mais radical para enfrentar a Covid-19.

O lockdown – que fecham inclusive, rodovias – seria ainda mais drástico, mas a equipe de Thiago levou em conta a estabilidade econômica, já que o custo para os empresários seria altíssimo.

Além de Thiago Rangel, integram o grupo de pesquisa da UFG a médica Cristiana Toscano e o biólogo José Alexandre Diniz Filho - todos eles com carreira científica internacional e premiados por suas diversas pesquisas.    

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) divulgou na terça-feira, 30, nota de repúdio aos ataques:

“A Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) manifesta seu total repúdio aos ataques sofridos pelo professor Thiago Rangel, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Desde a última segunda-feira (29/06), quando apresentou um estudo que estima um colapso hospitalar em Goiás no mês de julho, o docente vem sendo atacado nas redes sociais e apontado como responsável pelo “futuro das famílias”.

O estudo apresentado por Thiago alerta para a necessidade de dois mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A pesquisa também estima que 18 mil mortes causadas pelo novo coronavírus (Covid-19) podem ser registradas até setembro em Goiás. (...) Thiago Rangel atua no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Foi o primeiro professor da UFG a ter um artigo publicado na revista norte-americana Science. No combate à pandemia, certamente ajudou a salvar milhares de vidas, uma vez que faz parte do grupo responsável pela implementação de um modelo de simulação epidemiológico, que se vale de métodos matemáticos e computacionais e geram projeções temporais da expansão da Covid-19. Esse trabalho serve para subsidiar a tomada de decisão em saúde considerando o atual cenário da pandemia no Estado de Goiás. (...)

Goiânia, 30 de junho de 2020.

Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg)”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias