Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

OMS: infectados graves por Covid-19 podem transmitir o vírus por até 3 semanas

Conforme a líder técnica da resposta ao coronavírus da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, afirmou nesta quarta-feira (29), que enfermos que apresentam quadro grave da covid-19, podem transmitir a infecção por até três semanas, após o começo dos sintomas, enquanto que esse período para pacientes com a forma leve ou moderada é transmitido por até nove dias.

"Estamos usando essa informação para saber por quanto tempo alguém precisa ser isolado, para prevenir a transmissão para outros", afirmou a técnica, em live de perguntas e respostas da OMS. Segundo Kerkhove, embora pacientes que apresentam a forma severa da doença desseminem por mais tempo, eles já estão nos hospitais isolados.

Repassados por laboratórios parceiros da organização, os dados desses estudos ainda são limitados. A pesquisa referente aos casos graves está em pré-print, ou seja, não foi validada por pares.

Para o site Terra, a líder técnica sustentou que também é imprescindível ter conhecimento desse período, pois mesmo o teste PCR, coletado por cotonete no nariz e garganta pode dar positivo por um longo período de tempo."Mas isso não significa, necessariamente, que essas pessoas são infecciosas, que podem transmitir o vírus para outros", considerou.

Kerkhove ainda ressaltou que a OMS recomenda isolamento de todos os casos, como forma de diminuir o contágio pelo coronavírus. "É importante que todos os casos sejam identificados, mesmo os assintomáticos, porque eles também podem transmitir", completou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias