Coronavírus

Vítima da Covid-19 pedia que as pessoas se prevenissem contra a doença

William Neder Odhene Júnior, 23, morreu devido à Covid-19 depois de passar mal no último domingo (28) no apartamento da mãe, no Bairro Bosque da Saúde, localizado em Cuiabá, Mato Grosso

diario da manha
William Neder Odhene Júnior. Foto: Arquivo Pessoal

William Neder Odhene Júnior, 23, morreu devido à Covid-19 depois de passar mal no último domingo (28) no apartamento da mãe, no Bairro Bosque da Saúde, localizado em Cuiabá, Mato Grosso. Ele usava as redes sociais para conscientizar as pessoas sobre a prevenção contra o novo coronavírus. As informações são do G1.

Conforme a reportagem, em uma das publicações feitas em maio, William postou uma foto usando máscara pedindo para as pessoas “se prevenirem sempre” contra a Covid-19.

Segundo o portal, ele havia recebido alta hospitalar recentemente. Ele ficou internado durante alguns dias depois de se sentir mal.

De acordo com a publicação, no último domingo o rapaz passou mal de novo. Os vizinhos chamaram a polícia depois que ouviram gritos da mãe, porque acharam que ela estava sendo agredida. Assim que a Polícia Militar (PM) chegou encontrou o jovem desmaiado.

Já que se tratava de uma pessoa diagnosticada com a Covid-19 eles não puderam atender. Então a corporação entrou em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), como pontua o G1.

Segundo a matéria, a ambulância chegou 50 minutos depois da solicitação. William não resistiu e morreu no local.

Apesar disso, a mãe chegou a se deslocar até um hospital particular para pedir que buscassem o filho. No entanto, a unidade apontou que não poderia ir e que alguém teria que levar o jovem até o hospital, conforme o G1.

De acordo com o site, tanto a mãe de William quanto o padrasto devem realizar ainda hoje exames para saberem se estão contaminados com o novo coronavírus.

SES-MT enfatiza que solicitante estava muito agressivo

O G1 destaca a nota enviada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). No texto, o órgão explica que a solicitação de atendimento foi realizada às 9h37. Entretanto, por causa da impossibilidade de comunicação com o solicitante, que se mostrava muito agressivo, a chamada foi encerrada. Veja o que diz a nota:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Superintendência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), esclarece que, no que se refere à ocorrência do dia 28 de junho – no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá –, foi recebida uma chamada às 09h37 em que o solicitante, muito nervoso, insultou a equipe e a médica do Serviço, sendo a ligação encerrada devido à impossibilidade de comunicação com o solicitante, que se mostrava muito agressivo.

Mesmo diante da dificuldade de estabelecer uma comunicação com o solicitante, a equipe do SAMU insistiu em dar atendimento à demanda, retornando a ligação minutos depois, às 09h45, quando a médica reguladora conseguiu dialogar com uma vizinha que, mesmo não estando próxima ao paciente, relatou para a médica que a pessoa estava com dificuldade para respirar. A equipe então foi acionada e orientada a se paramentar, pois tratava-se de um paciente com a COVID-19.

A ambulância é deslocada para o atendimento às 09h51 e o veículo sai da base às 09h55, chegando ao local às 10h04 – após aproximadamente 25 minutos da primeira ligação. A equipe encontrou o paciente sobre um colchão no chão, já em óbito. A unidade sai do local da ocorrência às 10h53, dando assistência à mãe do paciente. A equipe técnica esclarece que, para a segurança de profissionais e usuários do Serviço, todas as ligações são gravadas“.

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