Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Vacina contra covid-19 de Oxford será usada em testes no Brasil

Vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, juntamente com uma empresa italiana de biotecnologia, será testada em brasileiros. Segundo a ANSA, a próxima fase da vacina será destinada para cerca de cinco mil voluntários saudáveis selecionados no Reino Unido, e a mesma quantidade no Brasil.

Devido a menor circulação do vírus na Europa, após as medidas de isolamento ter tornado mais difícil a contaminação, também dificultou a avaliação da eficácia da imunização. Em abril, a primeira fase dos testes teve a participação de cerca de mil adultos, entre 18 e 55 anos.

A empresa italiana Advent-IRBM, da Pomezia, e a Universidade de Oxford que produziram as doses de testagem da ChAdOx1 nCoV-19, estão em acordo com a multinacional sueco-britânica AstraZeneca para fabricar e distribuir as doses da vacina contra a Covid-19 em nível mundial.

Após solicitação da AstraZeneca, a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o estudo no Brasil foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (2).

A multinacional afirmou no fim de maio, que teve um financiamento de US$ 1 bilhão do governo dos Estados Unidos para a vacina e outros acordos garantem a produção de cerca de 400 milhões de doses previstos para setembro, caso os testes tenham eficácia.

A vacina tem como base um adenovírus de chimpanzés incluindo a proteína spike, que é usada pelo coronavírus para atacar as células humanas.

*Com informações da Época Negócios

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias