Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Trump confirma sua afirmativa sobre testes

A principal autoridade em doenças infecciosas dos Estados Unidos, Antony Fauci, afirmou nesta terça-feira (22), em audiência no Congresso, que o presidente Donald Trump nunca lhe pediu que freiasse os testes do novo coronavírus, após comentários do chefe de Estado americano neste sentido, que causaram alarme.

Segundo Fauci "a nenhum de nós foi pedido que diminuíssemos o ritmo dos testes, afirmou Fauci a um painel da Câmara dos Representantes, sobre os esforços para conter a pandemia que já matou mais de 120 mil pessoas nos Estados Unidos.

Trump que busca a reeleição em novembro, levantou uma onda de críticas no último sábado, quando durante um ato de campanha em Tulsa, Oklahoma, disse que os testes são uma " faca de dois gumes", pois, quanto mais são feitos, mas casos são encontrados. "Então disse a minha gente: diminuam a velocidade dos testes".

Mais tarde um funcionário da Casa Branca disse a AFP que Trump estaria brincando, o que incomodou ainda mais os críticos do presidente americano, que insistiu hoje que seu comentário não foi piada.

"Eu não brinco, afirmou Trump a jornalistas. "Ao fazermos mais testes, encontramos mais casos", reforçou, sugerindo que o alto número de testes é uma responsabilidade política durante um ano eleitoral. "Ter mais casos soa mal, mas na realidade o que acontece é que estamos descobrindo casos".

*Com informações da IstoÉ

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias