Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Prefeitura de Goiânia firma parceria com UFG para testes de Covid-19

A nova demanda por testes para diagnosticar o coronavírus lotou o laboratório particular em convênio com a Prefeitura de Goiânia para examinar as amostras. Para conseguir atender a quantidade crescente, a administração concretizou uma parceria de emergência com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para contribuir com a realização do quantitativo recente.

O quantitativo de testes encaminhados para o laboratório durante esse período deu um salto nas últimas semanas de 50 para 250 procedimentos de testes em 24 horas. Está retrata a dados de infecções suspeitas com sintomas leves em que não há necessidade de internação.

A soma das várias analises tiveram como consequência um estacionamento de casos para serem avaliados. Hoje, o laboratório retém 600 exames concentrados e não havendo espaço para dar entrada em novas amostras.

"Nessa última semana, a administração tem um lista de resultados de mais de cinco dias que não foram liberados até o momento. [O laboratório] comunicou o contratante que a possibilidade da empresa não se adequá para atender as condições do município até o próximo final de semana porque na ocasião eles já estão sobrecarregados com grande demanda de exames ainda para liberar”, disse Yves Mauro Ternes, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretária de Saúde Goiânia (SMS).

A SMS reiterou que o Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen) além de atender a rede pública da capital, embora só faça exames de pacientes graves e internados.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias