Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Pandemia: Caiado marca reunião com prefeitos e representantes dos Poderes

A reunião marcada pelo governador Ronaldo Caiado para a próxima segunda-feira (29/06), a partir das 8h, acena para a gravidade da pandemia: Goiás viverá momentos difíceis nas próximas semanas, com aumento significativo de pessoas com covid-19.

O tom deverá ser o de aprender a fazer contas: de um lado da equação, número de casos de coronavírus. Do outro, a capacidade de atendimento hospitalar. Enfim, o que os cientistas preveram para Goiás está em plena ocorrência

O governador convocou todos os prefeitos do Estado e representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Será um encontro on-line, como em outras ocasiões. No último encontro com prefeitos, que está gravado, muitos deles afirmaram que estava tudo sob controle.

Todavia, uma grande maioria de cidades enfrenta agora um cenário de descontrole - caso de Valparaíso de Goiás, Trindade, Itumbiara, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

Apenas cinco municípios goianos não tem casos de covid-19 - Novo Planalto, Campos Verdes, Guarinos, Palestina e Nova Roma.

Goiás tem hoje vários leitos abertos no interior através de uma campanha de regionalização do combate, através de hospitais de campanha. O Governo de Goiás estadualizou unidades.

“Temos oito novos hospitais em oito regiões e pudemos, finalmente, regionalizar a saúde no Estado”, afirma Caiado.

Na próxima semana, Itumbiara, São Luís de Montes Belos e Formosa terão a abertura de leitos.

Goiás está no período mais crítico da pandemia, em que a curva está incontrolável. A primeira fase da quarentena foi eficiente para evitar que cerca de 3 mil vidas fossem perdidas, conforme pesquisou a Universidade Federal de Goiás (UFG).

“É momento de todos refletirem e assumirem responsabilidades. Não adianta um prefeito fazer a tarefa de casa, e outro liberar tudo [comércio, festas etc.]. As ações têm que ser unânimes”, diz Caiado.

Caiado prevê que se as cidades não ensaiarem uma reação em conjunto poderá ocorrer um desastre em Goiás, com a média de dois mil casos por dia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias