Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Nova Zelândia anuncia que não há mais casos de coronavírus no país

Segundo o Ministério da Saúde da Nova Zelândia nesta segunda-feira (8), o país de 5 milhões de habitantes, elogiado por sua resposta à pandemia, vai suspender as medidas de restrição. O último paciente isolado por causa do novo coronavírus teve alta e que o país não tem mais casos ativos de Covid-19.

"Não ter casos ativos pela primeira vez desde 28 de fevereiro é certamente um marco importante em nosso caminho, mas, como dissemos anteriormente, será essencial manter a vigilância contra a Covid-19", afirmou Ashley Bloomfield, diretora-geral do Ministério da Saúde, em comunicado.

Há uma semana, restava apenas um caso ativo. "O último caso não apresentou sintomas por 48 horas e é considerado curado", afirmou o Ministério da Saúde. Não há registro de novas infecções por 17 dias.

A Nova Zelândia passou por um período rígido de quarentena por sete semanas, foi elogiada pelo resultado positivo. De acordo com o levantamento da universidade americana Johns Hopkins, são 7 milhões de infectados e mais de 400 mil mortos por causa da doença.

Suspensão das restrições

Jacinda Ardern primeira-ministra disse nesta segunda que vai suspender todas as medidas de contenção, exceto as restrições nas fronteiras. O governo vai eliminar as restrições de distanciamento social a partir da meia-noite, enquanto passa para um alerta nacional de nível 1 do nível 2.

"Estamos confiantes de que eliminamos a transmissão do vírus na Nova Zelândia por enquanto, mas a eliminação não é um ponto no tempo, é um esforço sustentado. Enquanto o trabalho não está concluído, não há como negar que este é um marco. Então, posso terminar com um simples obrigado, Nova Zelândia", afirmou a primeira-ministra.

O transporte público, eventos públicos e privados, as indústrias de varejo e hospitalidade podem voltar sem medidas de restrição.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias