Home / Cidades

CIDADES

Florianópolis ficou 32 dias sem mortes por Covid-19

Depois de passar 32 dias sem registrar óbitos em decorrência do novo coronavírus a Prefeitura de Florianópolis confirmou no último sábado (6) a 8ª morte na capital de Santa Catarina ocasionada pela Covid-19, a de uma senhora de 75 anos. Ela apresentava histórico de comorbidade e estava internada desde segunda-feira (1º). As informações são da Agência Estado e foram publicadas pelo portal R7.

Apesar da flexibilização do comércio - determinada há 47 dias - o site aponta uma redução na velocidade do avanço da doença. Isso por conta de uma série de medidas estabelecidas pela prefeitura em parceria com o governo estadual.

Segundo a reportagem, houve um isolamento social precoce e rápida identificação dos contaminados para que evitasse o contágio de outras pessoas. No dia 12 de março foram confirmados os dois primeiros casos de Covid-19. Na semana consecutiva, as aulas presenciais em escolas e universidades foram suspensas pela prefeitura. Cinemas, teatros, museus, bibliotecas e serviços públicos também foram fechados.

Conforme a publicação, ocorreu também um fechamento do comércio não essencial, interrupção do transporte coletivo e proibição de eventos por meio de um decreto. A prefeitura também lançou um serviço gratuito de atendimento telefônico e Internet para esclarecer dúvidas e monitorar as pessoas com sintomas. Foram realizados 60 mil atendimentos pelo "Alô Saúde", conforme a reportagem.

O secretário de saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, médico e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi ouvido pela matéria.

"Como a doença chegou ao Brasil dois meses depois de outros lugares não precisamos ficar errando por nossa conta: tivemos chance de aprender com os erros dos outros e adotar as melhores práticas".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias