Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Nova fake news atribui doação de Ronaldo Caiado em live de Safadão

O governador de Goiás Ronaldo Caiado é uma das principais vítimas de fake news durante o enfrentamento da pandemia de novo coronavírus no país.

Anteriormente, já atribuíram compra de carro de luxo, licitações milionárias de UTIs, áudio com críticas, surra de comerciantes indignados com a quarentena e agora uma doação para a ‘live’ dos cantores Raça Negra e Safadão, realizada no domingo, 17.  

Tecnicamente, não se pode considerar fake news a atitude, apesar de ter disseminado a informação em tempo real. O crime poder ser mais grave: falsidade ideológica, já que alguém se passou pela figura pública.

Diante dos questionamentos, o governador desmentiu nesta segunda-feira, 18, a doação de 10 toneladas atribuída a ele.

De acordo com o portal UOL, Caiado requereu investigação: "No final de semana, alguém fez uma falsa doação de 10 toneladas de alimentos durante uma live do Wesley Safadão e Raça Negra em meu nome. Mentiram para os artistas que faziam um gesto nobre. (...) Diante disso, vou fazer uma denúncia para que as autoridades competentes identifiquem e punam esses criminosos que usaram meu nome para uma doação falsa. De acordo com os rigores da lei". 

Caiado diz que “existem pessoas que brincam com o sofrimento, a necessidade e a boa vontade das pessoas”.

O governador goiano enalteceu os artistas, mas reiterou que através da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) já realiza ampla campanha de arrecadação e doação de alimentos. “Os artistas estão fazendo sua parte, não só entretendo a população. Arrecadam alimentos por meio de suas lives. Goiás já foi muito beneficiado por ações como essa", disse.

Nas redes sociais, o gestor explicou que existe programa de doação em seu estado: O Governo de Goiás tem trabalhado intensamente para cuidar do próximo, principalmente dos mais vulneráveis nessa pandemia de coronavírus. E, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, OVG e o Gabinete de Políticas Sociais, já entregou quase 7 mil toneladas de alimentos, álcool 70% e produtos de higiene e limpeza para os 246 municípios do Estado de Goiás. Fizemos chegar essas doações às famílias mais carentes, quilombolas e assentamentos”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias