Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Mundo paga 'preço alto' por estratégias divergentes de combate à pandemia, diz chefe da ONU

Durante videoconferência nesta segunda-feira (18) na abertura da Assembleia Mundial da Saúde (AMS), o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, disse que muitos países ignoraram as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação da pandemia do novo coronavírus. Ele argumentou que "o mundo paga um preço alto por essas estratégias divergentes". As informações são do G1.

Ele justificou apontando como resultado "que o vírus se espalhou pelo mundo e agora se dirige para países do sul, onde pode ter efeitos ainda mais devastadores", como destaca o site. O secretário-geral complementou, sem citar nomes dos países em questão, que "corremos o risco de novos picos e ondas".

Já o chefe da OMS, Tedros Adnanom Ghebreysus, disse que uma investigação "independente" será lançada "o mais rápido possível e no momento apropriado" para analisar a resposta à pandemia pela agência da ONU e seus Estados membros, como destaca o G1.

"Para revisar as experiências e lições aprendidas e fazer recomendações para melhorar a preparação e resposta nacional e global à pandemia", realçou Tedros.

A reportagem realça que durante a transmissão o ministro interino da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, enfatizou que o país tem dimensões continentais e que cabe à pasta fazer ajustes nos protocolos para combater a propagação do vírus de acordo com a gravidade de cada região.

Conforme enfatiza a matéria, Pazuello declarou que os três níveis de governo devem dialogar, dando atenção especial ao Norte e Nordeste. Segundo o ministro interino, todos os recursos necessários serão oferecidos para minimizar os efeitos da pandemia.

O portal acrescenta que a reunião é promovida anualmente e reúne os 194 membros da OMS. Ela ocorre pela primeira vez de forma virtual devido à Covid-19.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias