Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Conheça alguns dos golpes aplicados durante o Coronavírus

É durante os períodos críticos que os golpistas agem. O DM Online fez uma busca de alguns dos principais golpes que estão circulando por e-mails e serviços de mensagens.

Auxílio emergencial da Caixa Econômica Federal

Com a disponibilização do auxílio no valor de R$ 600,00 da Caixa Econômica, os bandidos criaram um golpe, onde são disponibilizados - nas plataformas de downloads - versões falsas do aplicativo oficial.

golpe de aplicativo falso da Caixa durante o coronavirus
Golpe utiliza um aplicativo de auxílio emergencial falso para pegar informações de usuários. (FOTO: Reprodução)

Assim, através de mensagens tentadoras no Whatsapp, os golpistas tentam atingir usuários desavisados e pegar suas informações. Portanto, vale lembrar de consultar sempre o autor do aplicativo (Caixa Econômica Federal), assim como o número de downloads para não cair em golpes.

Suposta ligação do Ministério da Saúde

Outro golpe que está circulando é o de uma suposta ligação do Ministério da Saúde para levantamento de informações sobre o coronavírus.

golpe de ligação falsa do ministério da saúde
(FOTO: Whatsapp)

O SUS, de fato, está ligando para levantar informações sobre o vírus, porém acabam se aproveitando disso. Então, vale conferir o número no qual você recebe a chamada. O número do Disque Saúde é 136 ou 00136.

Link de plataformas de streaming

Netflix grátis por um ano? Tal mensagem circulou no Whatsapp oferecendo a plataforma gratuita por um ano. A oferta era uma iniciativa de combate ao coronavírus, porém não passa de um mais um golpe.

golpe de netflix gratis
(FOTO: Whatsapp)

A própria Netflix já desmentiu as mensagens. Os golpistas utilizam dessa estratégia para pegar dados dos usuários. Portanto, ficar atento esse golpe é importante. Além disso, os bandidos também podem usar outras plataformas para aplicar o golpe.

Como se defender

Salientamos que a melhor forma de defesa contra esses tipos de golpes são sempre a conferências das fontes das mensagens. Grandes empresas não mandam mensagens por Whatsapp nem ligam para oferecer serviços gratuitos. Portanto, um pouco mais de atenção nessa época de crise é importante.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias