Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Estudo aponta que leite materno tem resposta imunológica ao coronavírus

Pesquisadores da Escola de Medicina Icahn do Monte Sinai, em Nova York, e da Universidade da Califórnia em Merced, realizaram um estudo com leite materno de mulheres que tiveram Covid-19 e o resultado aponta que o fluído contém resposta imunológica à doença.

O estudo ainda não foi revisado por especialistas da área e está publicado na plataforma medRxiv em uma versão pré-print – que é um documento original, de teor científico postado antes da avaliação de uma banca. No site há um alerta de que os pré-prints são relatórios preliminares.

No estudo, 15 amostras de leite de mulheres que contraíram Covid-19 e dez amostras de controle negativo obtidas antes do início da pandemia, em dezembro de 2019 foram analisadas. Ambos foram expostos ao vírus (Sars-Cov-2) e o leite das mulheres que tiveram coronavírus apresentou forte resposta imunológica ao vírus.

No total 80% das amostras com leite doado pelas mulheres já infectadas exibiram reatividade de Imunoglobulina A (IgA) e todas registraram resposta positiva para anticorpo secretório. A resposta positiva já era esperada pelos pesquisadores que acreditam que o leite materno poderia ser usado como terapia contra o Covid-19.

"No geral, os dados indicam que existe uma forte resposta imune à SARS-CoV-2 dominante pela sIgA no leite humano após a infecção na maioria dos indivíduos, e que um estudo abrangente dessa resposta é altamente necessário", afirmam os pesquisadores. Para eles, por o anticorpo pertencer à classe secretora e ser altamente resistente à degradação proteolítica seria possível a purificação e a utilização do leite no tratamento da doença.

*Com informações do Uol.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias