Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Com porcentagem indicada por Bolsonaro, Brasil pode ter 1,8 milhão de mortos por coronavírus

O presidente da República Jair Bolsonaro (Sem partido) afirmou repetidas vezes que ao menos 70% da população brasileira vai ser contaminada com o coronavírus. E de acordo com Bolsonaro esse número é inevitável e serve para ir contra as medidas de isolamento social adotadas no país para conter o avanço do vírus.

Conforme matéria publicada pelo portal de notícia G1, caso os 70% mencionados por Bolsonaro se comprovem, o número de mortos no país pode chegar há 1,8 milhão, e por essa razão o percentual citado pelo presidente não pode ser um argumento contra, mas sim a favor do isolamento para evitar o grande número de mortes e diminuir o colapso do sistema de saúde.

O presidente tem afirmado nos últimos 20 dias que 70% da população vai ser infectada pelo vírus. O argumento foi repetido em três ocasiões nos últimos dias, e mais uma vez voltou a ser mencionado por Bolsonaro na tarde da última segunda-feira (11) ao ser questionado sobre o lockdwon em Recife. "O vírus vai atingir 70%. Vocês sempre batem em mim, que falo da questão da saúde".

Os pesquisadores ouvidos pelo periódico afirmaram que não existem dados que comprovem que 70% dos brasileiros vão ser infectados; que a porcentagem faz referência a 154 milhões de brasileiros e nesse momento há mais 170 mil infectados confirmados e a pior estimativa mostra poucos milhões de contaminados; caso chegue a esse percentual no país não haverá leitos para todos e enquanto não existe vacina ou remédio para a cura da doença se faz necessário termos medidas que nos auxiliem a ganhar tempo para que o sistema de saúde possa atender à todos, incluíndo o isolamento social.

Não há nenhum estudo que mostre que 70% dos brasileiros vão ser infectados com o coronavírus

Não há um estudo que comprovem que a quantidade de infectados no Brasil chegará a 70%, apenas uma estimativa de que isso pode ou poderia ocorrer se nenhuma medida restritiva não tivesse sido adotada. E caso tivesse chegado a esse patamar teríamos uma barreira da imunidade de grupo. Estratégia que chegou a ser adotada no Reino Unido, mas foi descartada com o avanço da pandemia.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil possuí hoje 211,4 milhões de habitantes. E conforme a publicação caso 70% da população fosse infectada pelo coronavírus, o número seria de 154,3 milhões de habitantes. Vale ressaltar que atualmente temos aproximadamente 170 mil casos confirmados e que esse número representa menos de 0,1% dos habitantes do país.

Conforme os pesquisadores o percentual de brasileiros afetados e o tempo que a contaminação acontece é o caminho para enfrentar a pandemia. De acordo com eles pelo fato de não haver ainda uma vacina ou remédio, as medidas que vão desde o isolamento social, até o programa de testagem em massa e rastreamento de infectados são as melhores ações para o enfrentamento do coronavírus.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias