Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Somente uma vacina impedirá o avanço da covid-19, diz OMS

Nesta segunda-feira (13), a Organização Mundial da Saúde (OMS), sustentou que é necessária uma vacina "segura e eficaz" para interromper totalmente a proliferação da Covid-19, que já vitimou mais de 115.000 pessoas no mundo.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reiterou que " a era da globalização significa que o risco de que se reintroduza e ressurja a Sars-CoV-2 pode continuar. Ao final, a produção e a distribuição de uma vacina segura e eficaz serão necessárias para interromper totalmente a propagação".

Novo coronavírus é mais letal que H1N1 afirma OMS

O novo coronavírus é dez vezes mais letal do que o vírus responsável pela gripe (H1N1), que surgiu no final de março de 2009 no México, consideraram autoridades da OMS, pedindo uma suspensão " lenta" do confinamento.

Segundo Ghebreyesus, "os dados coletados em vários países nos dão uma imagem mais clara desse vírus, de seu comportamento, da maneira de contê - lo. Sabemos que a Covid-19 se espalha rapidamente e sabemos que é letal dez vezes mais do que o vírus responsável pela pandemia de gripe de 2009", declarou.

Aumento de casos no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou hoje que subiu para 1.223 o número de mortes registradas pelo novo coronavírus no Brasil. São 99 óbitos confirmados nas últimas 24 horas. No total, são exatos 22.169 casos oficiais até agora, um aumento de 1.442 diagnósticos pela infecção em um único dia, pontuou o ministério.

O número exato de infectados pelo novo coronavírus no país tende a ser maior, porque os testes são realizados prioritariamente em pessoas hospitalizadas. O Ministério da Saúde não informa dados de pessoas recuperadas da Covid-19.

Estudos indicam que 86% dos infectados não apresentam sinais ou tem apenas sintomas leves que podem ser confundidos com uma gripe sazonal. Esses casos assintomáticos que não são submetidos a testes acabam ficando fora das estatísticas da Sars-CoV-2.

*Com informações do Uol

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias