Coronavírus

Gustavo Mendanha faz live, para explicar medidas em combate e prevenção à Covid-19 em Aparecida

Em live, prefeito Gustavo Mendanha adianta que a reabertura parcial da economia, a partir desta terça (28), será monitorada para manter combate à Covid-19 sob controle

diario da manha

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, não descarta a possibilidade de fechar novamente todo o comércio da cidade, e ainda nesta semana, se a população ignorar as medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. Ele cogitou a hipótese nesta segunda-feira (27) durante live transmitida nas redes sociais da Prefeitura de Aparecida.

Gustavo e o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, participaram da live para detalhar as novas medidas adotadas em Aparecida frente a epidemia da Covid-19. Uma delas, libera a reabertura de 82% do comércio a partir desta terça-feira (28).

A reabertura dessas empresas, englobadas num pool de 24 atividades econômicas, cumprirá uma série de critérios de segurança. Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, a intenção é de neutralizar o máximo os riscos de contágio da doença em Aparecida.

Confira aqui os estabelecimentos autorizados a reabrir amanhã. A fiscalização do cumprimento das normas será intensificada. “Não podemos perder o equilíbrio e o controle da situação”, ressaltou Gustavo Mendanha para os internautas.

O secretário Alessandro Magalhães confirmou que a curva de contágio do coronavírus em Aparecida está controlada, dentro da expectativa de novos casos. Ele afirmou que a cidade tem hoje um dos melhores coeficientes de controle da Covid-19 no Brasil.

De acordo com Alessandro, “isso é resultado das ações preventivas que foram adotadas já no início de março, primeiro, com a instituição do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus. Todas essas medidas, que envolveram o poder público, o setor privado e a sociedade civil organizada deram condições para o município se precaver, inclusive, com a criação de 90 novos leitos no Hospital Municipal de Aparecida”, explicou o secretário.

Ampliação da testagem
Aparecida registra 23 casos confirmados e 2 óbitos. O prefeito Gustavo Mendanha prestou condolência às famílias das vítimas e lembrou que, para evitar novas perdas, o município está ampliando a capacidade de testagem da população. Clique e saiba mais.

Com a ampliação da testagem, que tem amostras coletadas nas UPAs Brasicon, Buriti e Flamboyant, Aparecida fez 70 testes em dois dias, número 366% maior que a média de 15 testes semanais feitos na cidade até a semana passada.

Respondendo perguntas da imprensa e da comunidade, o secretário Alessandro Magalhães frisou que grande parte das medidas sugeridas ao prefeito pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus são pautadas em estudos da UFG.

Reabertura dos comércios
O prefeito Gustavo Mendanha disse que essa sustentação científica tem sido fundamental para fazer, com segurança, a liberação gradual do comércio em Aparecida. “Queremos, passo a passo, retomar a economia”, declarou o gestor municipal.

Ainda hoje, será disponibilizada no site da Prefeitura de Aparecida a ferramenta desenvolvida pela Fieg onde os empresários poderão obter o alvará provisório de reabertura dos comércios. O Termo de Autorização é concedido sem custo.

Gustavo enfatizou que está mantendo uma posição firme, na Prefeitura de Aparecida, no sentido de preservar a situação sob controle. Para isso, nessa volta do comércio ele analisa até a possibilidade de escalonar os horários nas atividades econômicas.

Retorno das aulas
Tanto o prefeito quanto o secretário de Saúde afirmaram que não há data prevista para o retorno das aulas na rede municipal, nem de outras atividades que naturalmente geram aglomeração de pessoas, como academias e arenas esportivas.

Segundo Gustavo, tudo dependerá do comportamento da população nos próximos 15 dias. E essa avaliação pode se estender por todo o mês de maio. “Se todos obedecerem, poderemos retornar em maio com mais uma série de outros comércios”, sinalizou o prefeito.

Com 63 leitos de UTI disponíveis hoje para pacientes de Covid-19 em Aparecida, o município vai reforçar as medidas de prevenção ao coronavírus. O secretário Alessandro Magalhães adiantou que será feita, através da UFG, uma pesquisa sorológica para analisar o comportamento de pessoas que tiveram algum grau de contato com o vírus.

“Todas as precauções estão sendo tomadas com muito critério”, concluiu Alessandro.

Comentários