Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Covid-19: Secretaria da Saúde de Goiânia contrata laboratório para realização de testes com resultados em até 24h

Para ativar os diagnósticos e tratamentos da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contratou um laboratório para a realização de 50 testes diários para detectar coronavírus, em Goiânia. Os resultados saem em até 24 h e será feito em pacientes que não estão internados e profissionais da saúde com sintomas do novo coronavírus.

Segundo a secretária da saúde da capital, Fátima Mrué, o responsável pela realização dos testes é o Laboratório de Imunologia de Transplantes de Goiás (HLAGyn), que começou a testagem na quinta-feira (23). A responsável pela pasta afirmou que a precisão do resultado é alta, o tornando mais eficaz do que os testes rápidos.

Para Fátima Mrué, a medida foi tomada porque também é importante realizar testes em pacientes que não estão com sintomas graves. "Nós vamos realizar também para os menos graves. Dessa forma, vamos ter uma identificação mais ampla da presença do vírus nos nossos pacientes. Outro segmento que pretendemos ultilizar essa nova tecnologia é o dos profissionais da saúde. O exame traz uma certa tranquilidade na saída rápida do resultado", considerou a secretária.

O exame será realizado somente com pedido médico

O exame é realizado usando uma haste flexível, que colhe amostras de secreções da mucosa do nariz e garganta do paciente. A análise somente será feita após um encaminhamento médico.

Até então, o Laboratório Estadual de Saúde Pública de Goiás (Lacen- Goiás) era o único responsável pelos exames de detecção do Sars-CoV-2 na capital.

*Com informações do G1 Goiás

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias