Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Aparecida vai reabrir 82% das atividades à partir do dia 28 de abril

COMUNICADO

Aparecida de Goiânia, 18 de abril de 2020

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus Covid-19 em Aparecida de Goiânia comunica que as medidas para conter a proliferação do vírus na cidade estão prorrogadas por mais 30 dias, a partir deste sábado, 18 de abril de 2020.

O comitê composto pela Prefeitura de Aparecida, Câmara Municipal, Ministério Público, Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Conselho das Associações de Moradores de Aparecida (Camap), Defensoria Pública, Sebrae, hospitais e outras organizações da sociedade civil decidiu iniciar a retomada de 82% das atividades econômicas a partir de 28 de abril de 2020, caso os empresários e comerciantes se comprometam a adotar todas as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades em saúde pública para evitar a proliferação do vírus.

Para voltar a funcionar as empresas deverão solicitar, a partir de 28 de abril, um alvará provisório de funcionamento por meio da plataforma eletrônica criada pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Nesta semana, a plataforma estará disponível e será amplamente divulgada pela Prefeitura de Aparecida.

As demais atividades que proporcionem aglomerações de pessoas como shopping, campeonatos esportivos, eventos sociais e religiosos, entre outros, permanecerão sem autorização para funcionamento ou realização.

O regulamento constando todas as atividades econômicas que poderão abrir e as que permanecerão fechadas, será publicado nesta segunda-feira, 20 de abril de 2020, no Diário Oficial Eletrônico do Município de Aparecida de Goiânia.

Para a reabertura gradual foram consideradas as medidas adotadas pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Saúde, que reforçam a capacidade de atendimento do sistema único de saúde no município.

Em menos de um mês foram implantados 30 leitos de UTIs com respiradores e 60 semi-leitos de UTIs com oxigênio no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) exclusivos para pacientes com Covid-19. A Secretaria de Saúde de Aparecida já adquiriu mais 20 ventiladores e monitores e com isso poderá ampliar para 50 leitos de UTIs no HMAP. Além desses leitos, a Prefeitura contratou mais 13 leitos de UTIs no Hospital Garavelo, totalizando 63 leitos de UTIs que ficarão exclusivos para tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

Para o tratamento de pacientes com outras doenças, Aparecida conta com mais 53 leitos de UTIs. Além dos novos leitos, o Município adquiriu as EPIs necessárias para os profissionais da Saúde.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, cidades que cumpriram essas providências e possuem poucos casos confirmados podem adotar o distanciamento social seletivo. O Comitê de Aparecida seguirá monitorando e seguindo as recomendações das autoridades em saúde e caso seja necessário poderá rever a qualquer momento suas decisões. Por isso, solicita a cooperação de todos.

Diante desta pandemia do novo Coronavírus Covid-19, a Prefeitura de Aparecida, por meio do Comitê, tem atuado para preservar vidas, em primeiro lugar, e salvaguardar empregos, renda e o desenvolvimento social. Desde 18 de março, quando foi decretada situação de emergência em saúde pública e no início de abril, calamidade pública, todos os esforços foram neste sentido.

Conclamamos a todos para permanecerem unidos, adotando todas as medidas sanitárias, como a higienização com água e sabão ou com álcool em gel, o distanciamento social, a utilização de máscaras, entre outras, para que possamos juntos vencer mais este desafio colocado para Aparecida, Goiás, Brasil e todo o planeta.

Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus Covid-19 em Aparecida de Goiânia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias