Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Testes rápidos para detecção do coronavírus foram aprovados pela Anvisa

Na última quinta-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou kits de testes rápidos para identificação de contaminação pelo Covid-19. Até o momento, seis empresas tiveram a produção dos kits liberados para venda no Brasil, mas ainda não se tem previsão para entrega dos produtos.

As empresas estimam a venda de pelo menos 640 mil kits. O material para a viabilização dos testes aprovados no entanto, deve dificultar e atrasar a entrega do produto final, uma vez que a maioria da matéria-prima vem da China e a recente redução dos trechos dos aviões cargueiros e a alta do dólar impedem a importação imediata.

Resultados em até 15 minutos

Das seis fábricas que obtiveram aprovação dos testes desenvolvidos, como constam nos registros das Resoluções RE 776/2020 e RE 777/2020 - publicadas no Diário Oficial da União, já se sabe que três detectam o diagnóstico em até 15 minutos, são elas: Celer, Biocon e Medlevensohn.

A Eco Diagnóstica teve três produtos aprovados e todo material usado será importado da Coreia. De acordo com informações do G1, um de seus testes deve demorar um pouco mais para chegar ao mercado porque ainda passa pela fase de finalização.

Os kits apresentam testes para detecção de anticorpos IgM e IgG, da fase aguda e crônica da doença por meio da coleta de amostras de sangue e um deles por meio da passagem de um cotonete nas vias respiratórias. As outras duas empresas com testes aprovados foram a Ebram e QR Consulting.

*Com informações do G1.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias