Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Primeiro paciente com coronavírus em estado grave no Rj é confirmado

No Rio de Janeiro foi registrado neste domingo (15) o primeiro caso de um paciente em estado grave com o coronavírus. Segundo informações é um homem de 60 anos que se encontra internado. Ele é o segundo caso grave registrado no Brasil.

''O sistema respiratório está comprometido. O paciente já está entubado, em estado gravíssimo'' afirmou o governador Wilson Wilzel (PSC- RJ) na noite deste domingo.

Ele é o segundo caso grave registrado no Brasil, o primeiro foi uma mulher do Distrito Federal Não há informações de como o paciente contraiu o vírus.

O Rj registrava 24 casos confirmados e 95 suspeitos - 147 foram descartados, segundo o boletim da secretaria Estadual de Saúde. Na sexta (13), Witzel afirmou que a PM poderia interditar as praias para evitar aglomerações.

“Eu, em hipótese alguma, quero pegar uma pessoa arrastar pelo braço e levar para casa. Não acho que seja necessário isso, e não será necessário”, afirmou.

“O momento não é de proibir. Eu quero conscientizar o nosso povo fluminense de que ele pode ser o portador de uma doença que vai matar o seu avô, que vai matar o seu pai. Vai haver um momento de voltar para praia, mas esse momento agora de aglomeração de pessoas vai ser fatal para aquelas pessoas que a gente mais ama”, frisou.

O governador afirmou que em 30 dias terá 300 leitos à disposição e, em 60 dias, mais 300. Parte das vagas virão de hospitais hoje desativados. No momento é uma das maiores preocupações do governador, ele afirma que as unidades de saúde está sobrecarregado.

“Em breve nós vamos divulgar quais serão esses hospitais. Serão reativados, e nós teremos condições de receber esses pacientes mais graves com respiração ali”, disse.

Segundo o secretário de Saúde do RJ, Edmar Santos há possibilidades de conseguir leitos com as unidades privadas. Ele ainda fez um apelo para que todos fiquem em casa.

"As pessoas só devem sair de casa agora se tiver que trabalhar, não conseguir trabalhar de casa em home-office, se for comprar comida ou remédio ou se tiver que ir ao médico. Se não tiver nenhuma dessas situações, tenho que ficar em casa", alertou o secretário Edmar Santos.

Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias