Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Mudanças são notadas nas escolas e nos ônibus a partir das medidas para conter o coronavírus em Goiás

Após o anúncio de ações do governo para conter o avanço do coronavírus em Goiás, as medidas começaram a ser notadas principalmente nas escolas na manhã desta segunda-feira (16). Poucos alunos tiveram aulas nas escolas municipais de Goiânia. Os colégios estaduais e privados já interromperam as atividades.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu uma nota técnica no domingo (15) que determinou a suspensão das aulas em todas as escolas pelos próximos 15 dias. O prazo máximo para retornar as atividades é quarta-feira (18).

As empresas e repartições públicas também receberam orientações para incentivar o teletrabalho evitando aglomerações. Segundo a SES-GO, há quatro casos de coronavírus em Goiás, sendo três em Goiânia e um em Rio Verde. São avaliados 85 casos suspeitos.

Na Escola Municipal Manoel José de Oliveria, no Setor Bueno, os pais estavam deixando os filhos no local, no entanto, a maioria questionava sobre a continuidade das aulas nos próximos dias.

O assistente administrativo Carlos Henrique Alves Correa não levou o filho, de 5 anos, mas passou pela escola só para confirmar que as aulas tinham sido interrompidas, mas se enganou. "Minha mulher faltou ao trabalho para ficar com ele. Se confirmar [período sem aulas], vamos ter que dar um jeito. Mas para a segurança de todos, é melhor assim”, afirmou.

Funcionários informaram que uma reunião nesta tarde irá definir sobre a paralisação da atividades.

Já no Colégio Visão, que é particular e fica no mesmo setor, às 7h [horário que iniciam as aulas], calçadas e arredores tinham apenas três funcionários. A escola já interrompeu as aulas pelos próximos 15 dias.

Segundo funcionários, dos 650 alunos, apensas dois apareceram na escola sem saber que não haveria aula e foram orientados a voltar para casa. Professores também foram dispensados. Apenas o quadro administrativo está funcionando.

No Colégio Estadual Antônio Oliveira Silvia, localizado no Parque Amazônia, poucos alunos estiveram na unidade para confirmar que não haveria aulas. A direção afixou um cartaz no muro avisando da suspensão.

Com 850 alunos nos três turnos, a direção afirmou que apoia as ações pelo bem da saúde de todos. Uma funcionária relatou que, na última sexta-feira (13), 25 crianças foram embora para casa por apresentarem sintomas de gripe.

Ônibus receberão limpeza reforçada como parte das medidas

Mesmo com as orientações para evitar aglomerações, os terminais de ônibus estão com o movimento normal de passageiros. A previsão da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC) é que o movimento caia devido à suspensão das aulas. Um balanço deve ser divulgado até o fim do dia.

De acordo com a CMTC, todos os terminais da Grande Goiânia, com exceção do Terminal Isidória, estão divulgando uma mensagem alertando para a importância da prevenção e os cuidados necessários para combater o coronavírus no transporte coletivo de Goiás.

O áudio orienta os passageiros para que, se possível, evitarem ônibus lotados, esperando o próximo ônibus. O recado evidencia que atrasos no trabalho, nestes casos, serão justificados e que as orientações já foram passadas aos empresários.

Todos os terminais tiveram os estoques de sabonete e toalhas de papel reforçados. Segundo a CMTC não havia álcool em gel porque há dificuldades em encontrar o produto no mercado.

O governo de Goiás, a Prefeitura de Goiânia e de outras cidades do estado já estão se mobilizando para evitar aglomerações, melhorar a higienização das mãos e a etiqueta respiratória. Os ônibus da Metrobus estão recebendo limpeza reforçada. A empresa também está realizando contratações imediatas para fazer parte desta equipe.

Medidas de prevenção contra o avanço do coronavírus em Goiás

Visitas ao Parque Mutirama e Zoológioco foram suspensas pela Prefeitura de Goiânia. Também foi recomendado para shows, atrações culturais e eventos religiosos.

Empresas públicas e privadas receberam orientações para, se possível, diminuir o efetivo e trabalhar em revezamentos. A Defensoria Pública e o Ministério Público de Goiás passaram a atender apenas casos urgentes.

Shoppings e comércios funcionam normalmente até esta segunda-feira. Estão oferecendo álcool em gel e orientações sobre higienização.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias