Home / Ciência

CIÊNCIA

Starlink: Satélites da SpaceX cruzam céu de Brasília

Na noite desta quarta-feira (19), os satélites da empresa Space X voltaram a ser vistos no céu de Brasília. Os equipamentos, que seguem um alinhamento em fileiras, fazem parte de um projeto chamado "Starlink", lançado por Elon Musk, que é dono da montadora de carros elétricos Tesla.

A passagem durou quatro minutos e foi registrada às 18h45 por um morador da capital, o astrofotógrafo Léo Caldas. No ano passado, também houve registros da passagem pela capital federal. Além de Brasília, moradores das cidades de Juiz de Fora e Belo Horizonte, em Minas Gerais, e no litoral de São Paulo puderam acompanhar a passagem.

Os satélites foram lançados por foguetes Falcon9 no último dia 9 de maio e, por estarem juntos e enfileirados no céu, ganharam o nome de "trens de satélite".

Paulo Brito, que é professor de física e astronomia da Universidade de Brasília (UnB), explicou que o projeto da SpaceX visa oferecer internet de banda larga para pontos remotos do planeta. Para isso, Elon Musk pretende lançar até 42 mil satélites no espaço.

"São vários conjuntos de 60 satélites. Eles são independentes, ficam rodopiando no planeta e passam diversas vezes por nós. Quando coincidem de passar por Brasília no início da noite ou fim da madrugada, a gente consegue ver", disse o professor ao G1.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias