Home / Ciência

CIÊNCIA

Sukatech: Governo de Goiás vai reciclar lixo eletrônico e doar computadores a estudantes

Lançado pelo governador Ronaldo Caiado, nesta quinta-feira (24/09), no Palácio das Esmeraldas, o Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos (Sukatech) prevê tratar mil toneladas de lixo eletrônico por ano e, nesse mesmo período, capacitar mil jovens. A iniciativa foi apresentada no mesmo evento que oficializou a entrega de 1.136 smartphones doados pela Secretaria Especial da Receita Federal em Goiás à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC).

Sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o Sukatech visa auxiliar na formação profissional de jovens na área de tecnologia da informação, ao mesmo tempo em que apoia o descarte responsável de materiais, periféricos e equipamentos de informática da administração pública. O Estado poderá ainda receber doações desse tipo de material também de organizações públicas e privadas.

“O lixo eletrônico é dotado de uma riqueza muita grande. Nós temos ouro, prata, cobre e diversos outros itens que são utilizados na indústria. Por isso, me sinto extremamente empolgado de ver o Estado sendo fomentador dessa cultura”, afirmou o vice-governador Lincoln Tejota.

Titular da Sedi, Marcio Pereira, destacou que o programa reproduz uma iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia que já ganhou diversos prêmios internacionais. Ele citou “preocupação ambiental, com a educação e inclusão social”, como o tripé que sustenta o Sukatech.

Sustentabilidade
Conforme o secretário Marcio Pereira, o programa vai organizar o manejo de todo o lixo eletrônico dentro do Estado, tratando-o de maneira sustentável. Os resíduos, explicou, terão duas destinações. A primeira é absorver de cada computador, tablet e celulares componentes como plástico e metais, que serão aproveitados por indústrias na produção de novos equipamentos. Outra é o recondicionamento de computadores, que posteriormente serão doados para escolas estaduais. “E o mais bonito do programa é que, durante a fase de reciclagem e recondicionamento, há um processo de capacitação. Vamos criar essa inclusão digital”, comentou.

O Sukatech prevê a construção de um Centro de Recondicionamento de Computadores e Capacitação (CRC). “Ele será implantado em uma das unidades da Escola do Futuro, onde vamos modificar a vida de muitos jovens por meio do conhecimento e aprendizado de uma nova profissão, além de transformar o que poderia virar lixo tecnológico em equipamentos para escolas e organizações sociais”, detalhou o secretário de Desenvolvimento e Inovação.

Para três anos de projeto estão previstos investimentos de R$ 2,9 milhões. Os recursos, provenientes do Tesouro Estadual, serão utilizados na implantação da estrutura física e tecnológica, equipamentos e equipe técnica. Para a efetivação do Sukatech, a Sedi deverá lançar, no início de outubro, um chamamento público para a seleção de uma organização social (credenciada junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações/MCTI) para a operação da estrutura.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias